Na próxima quarta-feira, (15/12/2010), o Conselho Regional de Nutricionistas da 5ª Região (Bahia e Sergipe) promove o último chat de 2010. Desta vez, o tema será “Nutrição aplicada ao tratamento da disbiose vaginal” ou, traduzindo, do aumento de bactérias patogênicas na vagina, responsável pela alteração do equilíbrio deste órgão feminino. A moderadora do bate-papo online será a conselheira tesoureira do CRN-5, nutricionista Lindanor Santana. Qualquer pessoa pode participar, acessando http://www.crn5.org.br a partir das 20 horas.
A facilitadora do chat será a nutricionista professora da Universidade da Bahia (Uneb) Edilene Araújo, que também é representante do CRN-5 no Conselho Federal de Nutricionistas (CFN). Segundo ela, “na Bahia o termo vagina nutritiva é utilizado porque entendemos que este órgão precisa estar nutricionalmente equilibrado para evitar as conseqüências indesejáveis da disbiose, tais como coceiras e ardência, além de facilitar o ato sexual e evitar a contaminação do bebê num parto normal, já que este tem contato com a vagina da mãe no parto”, explica.
Ainda de acordo com Edilene, uma das causas da disbiose vaginal são as intolerâncias alimentares. “Mas o problema também pode advir de má higienização, uso de roupas molhadas e/ou apertadas por muito tempo e relação sexual”, declara. Diante disso, a prevenção e tratamento podem ser feitos com base no uso de alimentos corretos e de suplementos, mas também através de uma higienização adequada e uso de camisinha.
No caso de um tratamento nutricional para a patologia, alimentos como orégano e algas simbióticas costumam ser prescritos por nutricionistas. Além disso, a retirada, da dieta, de determinados alimentos alergênicos, pode ser necessária. “É possível que haja a necessidade de suplementar bactérias que contribuirão para que não haja recidivas”, completa a nutricionista.
Edilene Araújo é mestre em nutrição, especialista em práticas educacionais na área de saúde e pós-graduanda em clínica funcional. Atualmente é professora da Universidade do Estado da Bahia (UNEB) e da União Metropolitana de Educação e Cultura (UNIME). Atua como nutricionista da Clínica de Estética Tatiana Martins; é coordenadora do Centro de Estudos e Atendimento Dietoterápico (CEAD) da Uneb; é conferencista da Personal Care, Responsável Técnica e mentora do módulo de Fitoterapia do Software de nutrição Nutrilife; colunista do site de nutrição Nutriglobal e pesquisadora da Fapesb. Tem experiência na área de nutrição, com ênfase em Metabolismo, atuando na área clínica em: estética, obesidade, dislipidemia, disbioses, suplementação (esportista e desportista), cirurgia bariátrica e fitoterapia. Atende adolescentes, adultos, idosos e gestantes.
*Com informações de Carla Santana
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




