ADAB alerta para o controle da Ferrugem Asiática da Soja

As fortes chuvas de verão registradas no Oeste da Bahia, no mês de janeiro, tem sido propícias para a disseminação da ferrugem asiática da soja, doença comum nas lavouras de soja em todo o Brasil. E é neste período que a Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab), junto aos laboratórios Digilab e SOS Soja, em Barreiras, Luís Eduardo Magalhães e São Desidério intensificam a atuação na identificação de ocorrências da ferrugem naquelas regiões.

A Agência em parceria com a Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia (Aiba), está promovendo monitoramentos, fiscalizações, análises laboratoriais e ainda um sistema de gerenciamento, onde o produtor pode acompanhar as informações atualizadas online sobre a ocorrência da ferrugem da soja. “Entretanto a participação dos produtores nas ações de controle é também de grande importância no controle da praga”, como destaca o diretor de Defesa Sanitária Vegetal da Adab, Armando Sá.

Os danos ocasionados por essa doença, quando não controlada, são bastante agressivos, podendo-se destacar o desfolhamento precoce, que impede a completa formação dos grãos. Em casos suspeitos, a Adab deverá ser informada, para realização de monitoramento e inclusão dos focos no sistema de alerta. O sistema de alerta tem a finalidade de manter o pordutor informado sobre a evolução da doença na região, permitindo a realização do controle em tempo hábil. Para obter mais informações sobre o sistema, o produtor pode acessar o site http://www.aiba.org.br.

A ferrugem foi detectada pela primeira vez na Bahia na safra 2002/2003. Amplamente disseminada no Brasil, a Ferrugem Asiática da Soja é causada pelo fungo Phakopsora pachyrhizi que só sobrevive e se reproduz em plantas vivas, causando assim, consequentemente, perda de produtividade.

Para a safra 2010/2011, a previsão é que o processamento da soja brasileira chegue a 34,4 milhões de toneladas e as exportações, em 29,4 milhões, de acordo com a Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais (Abiove). Somente a região de Barreiras, no Oeste baiano, tem previsão de colheita em 3.2 milhões de toneladas, ou seja, aproximadamente 10% da produção nacional.


Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe to get the latest posts sent to your email.




Deixe um comentário

Dupla de profissionais de saúde sorrindo, vestindo uniformes, com uma cidade ao fundo e texto promocional sobre saúde.
Banner promocional da JADS FOTO, destacando serviços de fotografia e personalização, incluindo contatos e lista de produtos.
Logo da RFI em português, com as letras 'rfi' em vermelho sobre fundo branco e a palavra 'português' em vermelho, abaixo com uma linha horizontal.
Imagem comemorativa de 19 anos do Jornal Grande Bahia, destacando seu compromisso com jornalismo independente e informação precisa.

Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading