Alemanha e China fecham contratos bilionários durante visita de vice-premiê Li Keqiang

Durante visita do provável futuro chefe de governo chinês à Alemanha, países selaram negócios no total de 8,7 bilhões de euros. Reino Unido é última estação da viagem de Li Keqiang pela Europa.

O vice-primeiro-ministro da China, Li Keqiang, encerrou neste domingo (09/01/2011) sua visita à Alemanha, e segue para o Reino Unido. Sua estada em Berlim terminou com uma cifra espetacular: 8,7 bilhões de euros. Segundo o embaixador chinês Wu Hongbo, é este o montante de 11 acordos e joint ventures fechados entre o seu país e a Alemanha durante a estada de Li, que veio acompanhado por uma comitiva de empresários.

A maior ênfase é no setor automobilístico, já que, da cifra total citada, 2,6 bilhões de euros cabem a um programa de aquisições da Volkswagen e 2,2 bilhões de euros a um projeto da Daimler-Benz. Outros contratos se referem à modernização de uma usina nuclear chinesa e à venda de três navios porta-contêineres.

Euro estável, Europa unida

Li encontrou-se com executivos da montadora de luxo BMW, em Munique, e com o governador do estado da Baviera, Horst Seehofer, no sábado (08/01). A visita do político chinês foi acompanhada por protestos em prol dos direitos da etnia uigur na China.

Na véspera, após estar com o presidente Christian Wulff, ele se reunira com a chanceler federal Angela Merkel. Segundo esta, a conversa entre os dois foi “muito intensa e amigável”, abarcando “a totalidade das relações sino-alemãs, desde a cooperação econômica até o diálogo sobre os direitos humanos”.

A República Popular da China deseja abrir-se mais para as empresas alemãs: esta foi a mensagem central de Li. O provável futuro chefe de governo chinês, de 55 anos, reforçou ainda o interesse de seu país num euro estável e numa Europa unida: a zona do euro permanecerá um dos mais importantes mercados internacionais para os investimentos chineses, afirmou. Seu país dispõe de reservas de divisas equivalentes a 2,65 trilhões de dólares, e está disposto a comprar mais títulos de dívidas públicas de países em apuros, como Espanha, Portugal e Grécia.

Terras raras

Em conversa com Li Keqiang, o ministro alemão da Economia, Rainer Brüderle, insistiu que Pequim deveria tornar menos rígidas as restrições à exportação dos chamados “terras raras”. O grupo de 17 metais é importante, sobretudo, para a indústria de alta tecnologia, sendo empregados em computadores, telas planas, telefones celulares e células fotovoltaicas, entre outros.

A China fornece 97% dos metais de terras raras empregados no mundo. Recentemente, o país anunciou normas ambientais mais rigorosas para sua extração, a vigorar a partir de fevereiro próximo, resultando numa redução de 35% do fornecimento mundial, no primeiro semestre de 2011. A medida suscitou críticas dos Estados Unidos e do Japão.

Pequim elevou, ainda, as taxas de exportação dos terras raras, igualmente implicando o encarecimento dos artigos de alta tecnologia em que são empregados. Brüderle ressaltou perante Li que as matérias primas em questão “são um pré-requisito decisivo para o progresso tecnológico das nações industrializadas”.

Antecipando a última estação da viagem do vice-premiê chinês pela Europa, o primeiro-ministro britânico, David Cameron, declarou que aprofundar as relações com a China “oferece uma oportunidade real para a Grã-Bretanha em termos de negócios, empregos e crescimento econômico”.

*Com informação de Deutsche Welle.


Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe to get the latest posts sent to your email.




Deixe um comentário

Dupla de profissionais de saúde sorrindo, vestindo uniformes, com uma cidade ao fundo e texto promocional sobre saúde.
Banner promocional da JADS FOTO, destacando serviços de fotografia e personalização, incluindo contatos e lista de produtos.
Logo da RFI em português, com as letras 'rfi' em vermelho sobre fundo branco e a palavra 'português' em vermelho, abaixo com uma linha horizontal.
Imagem comemorativa de 19 anos do Jornal Grande Bahia, destacando seu compromisso com jornalismo independente e informação precisa.

Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading