A estrutura do mercado financeiro
O Sistema Financeiro Nacional (SFN) pode ser entendido como o conjunto de instrumentos, mecanismos e instituições que direcionam os recursos da poupança (ato de poupar, não Caderneta de Poupança) para o investimento. Ou seja, viabilizam o caminho do dinheiro entre os setores que possuem recursos para os desejam ou necessitam de recursos. O SFN é composto por órgãos normativos, que regulam todos os componentes do sistema, órgãos supervisores, que fiscalizam o cumprimento das normas, e operadores, que colocam em prática todas as operações financeiras disponíveis no mercado. Todos esses órgãos estão segmentados em quatro grandes mercados:
Mercado monetário
O mercado monetário é onde se concentram as operações para controle da oferta de moeda e das taxas de juros de curto prazo. Ele visa garantir a liquidez da economia. O Banco Central do Brasil atua neste mercado praticando a chamada Política Monetária.
Mercado de crédito
O mercado de crédito é composto por instituições financeiras e não financeiras que prestam serviços de intermediação de recursos de curto e médio prazo para indivíduos ou empresas que necessitam de recursos para consumo ou capital de giro. O Banco Central do Brasil é o principal órgão responsável pelo controle, normatização e fiscalização deste mercado.
Mercado de capitais
O mercado de capitais canaliza recursos de médio e longo prazo para empresas, por meio das operações de compra e de venda de títulos e valores mobiliários, efetuadas entre empresas, investidores e intermediários. A Comissão de Valores Mobiliários é o principal órgão responsável pelo controle, normatização e fiscalização deste mercado.
Mercado de câmbio
O mercado de câmbio é onde são negociadas as trocas de moedas estrangeiras por reais. O Banco Central do Brasil é o responsável pela administração, fiscalização e controle das operações de câmbio e da taxa de câmbio atuando por meio de sua Política Cambial.
Veja a estrutura atual do Sistema Financeiro Nacional
Órgãos normativos
Conselho Monetário Nacional (CMN), Conselho Nacional de Seguros Privados (CNSP), Conselho de Gestão da Previdência Complementar (CGPC).
Entidades supervisoras
Banco Central do Brasil, Comissão de Valores Mobiliários (CVM), Superintendência de Seguros Privados (Susep), Secretaria de Previdência Complementar (SPC).
Operadores
Instituições Financeiras, Bolsas de valores, Resseguradores, Seguradoras, Entidades Abertas de Previdência Complementar, Entidades Fechadas de Previdência Complementar, Sociedades de Capitalização.
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




