Interessados em participarem da escolha da marca oficial da Micareta têm até o dia 7 para se inscreverem. Leia esta e outras notícias da PMFS

Jornal Grande Bahia, compromisso em informar.Jornal Grande Bahia, compromisso em informar.
Jornal Grande Bahia, compromisso em informar.
Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) atendeu 439 ligações e registrou 122 atendimentos.
Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) atendeu 439 ligações e registrou 122 atendimentos.

Os interessados em participar do concurso para a escolha da marca oficial da Micareta, lançado pela Prefeitura Municipal de Feira de Santana, tem até o dia 7 de janeiro de 2011 para realizar sua inscrição. Cerca de 60 candidatos já baixaram o formulário na Internet, disponibilizado através do site oficial: http://www.feiradesantana.ba.gov.br.

Para o designer José Bonifácio Lobo Neto, que trabalha há quatro anos no ramo, esta será uma ótima oportunidade de divulgar o seu trabalho. “Meu projeto já está pronto, agora só falta me inscrever, concorrer e ser reconhecido”, declara.

Rubens Silva trabalha com arte-final e já baixou o formulário e enviou seu trabalho. Ele mora em Conceição do Jacuípe e decidiu se antecipar para não perder o prazo. “Já me inscrevi; agora é concorrer”, afirma.

A inscrição deve ser feita em formulário próprio e entregue na Secretaria Municipal de Comunicação Social (Secom). O candidato deve preencher toda a ficha de inscrição utilizando dados pessoais, como Carteira de Identidade e CPF.

Um corpo de jurados irá escolher três marcas finalistas e a vencedora será apontada numa eleição com voto assegurado para maiores de 16 anos.

O secretário de Comunicação Social, Edson Borges, ressalta a importância de profissionais da área de designer participarem do concurso. “O processo seletivo permite que estas pessoas sejam reconhecidas e consolidem o seu trabalho”, afirma.

A Micareta 2011 será realizada entre os dias 28 de abril e 1º de maio.

Mais de 400 solicitações ao Samu no Revéllion

Samu autuou com todas unidades de saúde

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) atendeu 439 ligações e registrou 122 atendimentos entre sexta-feira (31 de dezembro) e domingo (2 de janeiro), o que representa mais de 40 atendimentos prestados, por dia, à população ininterruptamente. Mesmo com o feriado prolongado, o serviço funcionou com todas as cinco unidades básicas e uma unidade avançada, além de sua reserva técnica.

A partir do momento que o Samu é solicitado, o médico regulador faz uma triagem do caso ou presta orientações para que o paciente seja encaminhado a uma unidade de pronto atendimento, em caso de dores sem doença aguda.

“Deslocamos a unidade do Samu quando entendemos que o caso precisa de atendimento imediato, como doenças cardiovasculares e trauma no trânsito”, explica o coordenador administrativo do Samu, Vinícius Soares.

Vinícius Soares aproveita para explicar que o Samu atende os pacientes, obedecendo protocolo estabelecido pelo Ministério da Saúde. No domingo (2), o serviço foi solicitado por um paciente que apresentava dores no corpo, mas o Samu não se deslocou porque este caso não atende ao protocolo estabelecido pelo Ministério da Saúde. Segundo Vinícius Soares, trata-se de um caso sem patologia prévia.

“Recebemos duas ligações, nesse caso específico, sendo uma delas às 11h47, que não foi completada, e a outra às 13h33. Nesta última, a solicitante falou com o médico regulador e informou que o paciente sentia dores desde o dia anterior”, disse o coordenador.

A média de atendimentos diários no Samu é de 38 ocorrências.

Manutenção melhora atendimento

Restaurante Popular reabre em fevereiro

A manutenção no Restaurante Popular do Centro de Abastecimento visa melhorar a qualidade dos serviços prestados à população feirense de baixa renda. As intervenções serão promovidas este mês, período durante o qual o atendimento ao público estará suspenso, somente retornando em fevereiro.

O secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Magno Felzemburg, observa que as intervenções se fazem necessárias visando oferecer mais conforto e segurança ao público, além de garantir a higiene na produção dos alimentos.

“Pretendemos instalar ventiladores, mudar o local da bilheteria para garantir mais segurança na distribuição dos bilhetes, ajustes e manutenção nos equipamentos e também revisão nas instalações elétrica e hidráulica”, ressaltou.

Mesmo se tratando de um equipamento novo, conforme o secretário Magno Felzemburg, as intervenções se fazem necessárias para garantir a total qualidade dos alimentos fornecidos à população, com preços subsidiados. “A medida é preventiva e necessária para garantir o bom serviço”, frisou.

O fornecimento de refeições no Restaurante Popular é prestado à população com preços subsidiados pela Prefeitura, garantindo assim alimentos saudáveis e balanceados a valores inferiores ao custo.

Já o Restaurante Prato Popular instalado no Mercado de Arte Popular (MAP), suspendeu suas atividades por tempo indeterminado. A decisão foi anunciada pela administradora do serviço, a ONG Fundação Beneficente Luiz Coelho, ao explicar que estava sendo cumprido o tempo previsto para a manutenção do restaurante, após 5 anos e 10 meses de funcionamento, período durante o qual foram fornecidas cerca de 400 mil refeições.

Além da ONG, o restaurante era mantido através de parceria entre a empresa de alimentação coletiva Puras, a Pirelli, a Coca-Cola do Brasil (através da Norsa Refrigerantes) e a Prefeitura, que havia cedido o espaço para funcionamento do serviço.

O gerente da Fundação Beneficente Luiz Coelho, entidade com sede em Fortalece (CE), Vanderley Azevedo, observa que a parceria com a Coca-Cola chegou ao fim, após ter sido prorrogado por mais 10 meses, e que agora a ONG está buscando nova parceria para substituí-la.

“Nos próximos dias, o presidente da Fundação, João Batista Vasconcelos, vem a Feira de Santana, com o propósito de buscar novas parcerias”, revela.

Sintonia entre poderes Executivo e Legislativo

Visita de cortesia do presidente da Câmara

A manutenção da sintonia no relacionamento institucional entre os poderes Executivo e Legislativo municipais foi reafirmada na manhã desta segunda-feira (03), durante visita do presidente da Câmara Municipal, vereador Antônio Francisco Neto (Ribeiro), ao prefeito Tarcízio Pimenta, no Paço Municipal Maria Quitéria.

A visita de cortesia do vereador Ribeiro se deu no primeiro dia após a posse no comando do Legislativo feirense, que contou com a presença do chefe do Executivo Municipal. Na oportunidade, discutiram o encaminhamento de projetos para a Câmara Municipal este ano e a manutenção do bom relacionamento entre os podres públicos.

Saúde Digital eleva nível de serviços

Policlínicas aumentaram o número de atendimentos

O Sistema de Saúde Digital, implantado pela Prefeitura de Feira de Santana, está transformando a realidade do serviço público de saúde oferecido através Secretaria Municipal de Saúde (SMS). Os números registrados nas Policlínicas que compõem a rede própria comprovam a evolução do serviço.

A Policlínica da Rua Nova, por exemplo, teve um acréscimo nos números de consultas, procedimentos e atendimentos de urgência e emergência. De janeiro a outubro de 2008 a equipe da unidade realizou 111.124 consultas e procedimentos e nos mesmos meses de 2010 foram 278.003. Os registros representam uma ampliação de cerca de 150%. Em 2008, foram 37.104 atendimentos de urgência e emergência e em 2010 foram 58.377, o que significa um aumento em torno de 57%.

Na Policlínica do Tomba, primeira a receber a inovação em maio de 2009, de janeiro a outubro de 2008 a equipe da unidade realizou 253.781 consultas e procedimentos e 55.731 atendimentos de urgência e emergência. Neste ano, também do mês de janeiro a outubro, a unidade registrou 315.717 consultas e procedimentos. Já o número dos atendimentos de urgência e emergência passou para 61.310.

As mudanças alcançaram também a qualidade do serviço prestado. Nas Policlínicas, os pacientes são cadastrados numa base de dados que pode ser acessado a partir de qualquer unidade informatizada. No momento do cadastro, o programa de biometria digital, componente do sistema, capta a impressão digital do cidadão, identificando-o na rede. O armazenamento dos dados tem como objetivo registrar o histórico de saúde do paciente.

Uma vez cadastrados, os pacientes que não são de urgência e emergência aguardam serem chamados para a prestação dos serviços através de um monitor colocado na sala de espera. No momento da chamada, o consultório ou enfermaria que o paciente deve se dirigir é indicado.

Durante a consulta, o profissional coloca no Sistema de Saúde Digital todas as informações referentes aos sintomas que o paciente estiver apresentando. Os procedimentos prescritos pelo profissional de saúde também são registrados no sistema, o que elimina o uso desnecessário de papel.

Os registros permitem também traçar estratégias para prestação dos serviços. A partir dos números, a SMS conhece melhor a demanda de cada unidade de saúde, o que permite saber, por exemplo, quais os procedimentos mais realizados em cada local, para então disponibilizar material suficiente para a realização das atividades.

A implantação do Sistema de Saúde Digital colocou Feira de Santana como referência nacional no que diz respeito à utilização da tecnologia em favor do serviço público de saúde. Gestores de outras cidades do país e representantes da área de saúde vêm com freqüência ao município para conhecer o programa.


Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe to get the latest posts sent to your email.

Facebook
Threads
WhatsApp
Twitter
LinkedIn

Deixe um comentário

Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading

Privacidade e Cookies: O Jornal Grande Bahia usa cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com o uso deles. Para saber mais, inclusive sobre como controlar os cookies, consulte: Política de Cookies.