
Os interessados em participar do concurso para a escolha da marca oficial da Micareta, lançado pela Prefeitura Municipal de Feira de Santana, tem até o dia 7 de janeiro de 2011 para realizar sua inscrição. Cerca de 60 candidatos já baixaram o formulário na Internet, disponibilizado através do site oficial: http://www.feiradesantana.ba.gov.br.
Para o designer José Bonifácio Lobo Neto, que trabalha há quatro anos no ramo, esta será uma ótima oportunidade de divulgar o seu trabalho. “Meu projeto já está pronto, agora só falta me inscrever, concorrer e ser reconhecido”, declara.
Rubens Silva trabalha com arte-final e já baixou o formulário e enviou seu trabalho. Ele mora em Conceição do Jacuípe e decidiu se antecipar para não perder o prazo. “Já me inscrevi; agora é concorrer”, afirma.
A inscrição deve ser feita em formulário próprio e entregue na Secretaria Municipal de Comunicação Social (Secom). O candidato deve preencher toda a ficha de inscrição utilizando dados pessoais, como Carteira de Identidade e CPF.
Um corpo de jurados irá escolher três marcas finalistas e a vencedora será apontada numa eleição com voto assegurado para maiores de 16 anos.
O secretário de Comunicação Social, Edson Borges, ressalta a importância de profissionais da área de designer participarem do concurso. “O processo seletivo permite que estas pessoas sejam reconhecidas e consolidem o seu trabalho”, afirma.
A Micareta 2011 será realizada entre os dias 28 de abril e 1º de maio.
Mais de 400 solicitações ao Samu no Revéllion
Samu autuou com todas unidades de saúde
O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) atendeu 439 ligações e registrou 122 atendimentos entre sexta-feira (31 de dezembro) e domingo (2 de janeiro), o que representa mais de 40 atendimentos prestados, por dia, à população ininterruptamente. Mesmo com o feriado prolongado, o serviço funcionou com todas as cinco unidades básicas e uma unidade avançada, além de sua reserva técnica.
A partir do momento que o Samu é solicitado, o médico regulador faz uma triagem do caso ou presta orientações para que o paciente seja encaminhado a uma unidade de pronto atendimento, em caso de dores sem doença aguda.
“Deslocamos a unidade do Samu quando entendemos que o caso precisa de atendimento imediato, como doenças cardiovasculares e trauma no trânsito”, explica o coordenador administrativo do Samu, Vinícius Soares.
Vinícius Soares aproveita para explicar que o Samu atende os pacientes, obedecendo protocolo estabelecido pelo Ministério da Saúde. No domingo (2), o serviço foi solicitado por um paciente que apresentava dores no corpo, mas o Samu não se deslocou porque este caso não atende ao protocolo estabelecido pelo Ministério da Saúde. Segundo Vinícius Soares, trata-se de um caso sem patologia prévia.
“Recebemos duas ligações, nesse caso específico, sendo uma delas às 11h47, que não foi completada, e a outra às 13h33. Nesta última, a solicitante falou com o médico regulador e informou que o paciente sentia dores desde o dia anterior”, disse o coordenador.
A média de atendimentos diários no Samu é de 38 ocorrências.
Manutenção melhora atendimento
Restaurante Popular reabre em fevereiro
A manutenção no Restaurante Popular do Centro de Abastecimento visa melhorar a qualidade dos serviços prestados à população feirense de baixa renda. As intervenções serão promovidas este mês, período durante o qual o atendimento ao público estará suspenso, somente retornando em fevereiro.
O secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Magno Felzemburg, observa que as intervenções se fazem necessárias visando oferecer mais conforto e segurança ao público, além de garantir a higiene na produção dos alimentos.
“Pretendemos instalar ventiladores, mudar o local da bilheteria para garantir mais segurança na distribuição dos bilhetes, ajustes e manutenção nos equipamentos e também revisão nas instalações elétrica e hidráulica”, ressaltou.
Mesmo se tratando de um equipamento novo, conforme o secretário Magno Felzemburg, as intervenções se fazem necessárias para garantir a total qualidade dos alimentos fornecidos à população, com preços subsidiados. “A medida é preventiva e necessária para garantir o bom serviço”, frisou.
O fornecimento de refeições no Restaurante Popular é prestado à população com preços subsidiados pela Prefeitura, garantindo assim alimentos saudáveis e balanceados a valores inferiores ao custo.
Já o Restaurante Prato Popular instalado no Mercado de Arte Popular (MAP), suspendeu suas atividades por tempo indeterminado. A decisão foi anunciada pela administradora do serviço, a ONG Fundação Beneficente Luiz Coelho, ao explicar que estava sendo cumprido o tempo previsto para a manutenção do restaurante, após 5 anos e 10 meses de funcionamento, período durante o qual foram fornecidas cerca de 400 mil refeições.
Além da ONG, o restaurante era mantido através de parceria entre a empresa de alimentação coletiva Puras, a Pirelli, a Coca-Cola do Brasil (através da Norsa Refrigerantes) e a Prefeitura, que havia cedido o espaço para funcionamento do serviço.
O gerente da Fundação Beneficente Luiz Coelho, entidade com sede em Fortalece (CE), Vanderley Azevedo, observa que a parceria com a Coca-Cola chegou ao fim, após ter sido prorrogado por mais 10 meses, e que agora a ONG está buscando nova parceria para substituí-la.
“Nos próximos dias, o presidente da Fundação, João Batista Vasconcelos, vem a Feira de Santana, com o propósito de buscar novas parcerias”, revela.
Sintonia entre poderes Executivo e Legislativo
Visita de cortesia do presidente da Câmara
A manutenção da sintonia no relacionamento institucional entre os poderes Executivo e Legislativo municipais foi reafirmada na manhã desta segunda-feira (03), durante visita do presidente da Câmara Municipal, vereador Antônio Francisco Neto (Ribeiro), ao prefeito Tarcízio Pimenta, no Paço Municipal Maria Quitéria.
A visita de cortesia do vereador Ribeiro se deu no primeiro dia após a posse no comando do Legislativo feirense, que contou com a presença do chefe do Executivo Municipal. Na oportunidade, discutiram o encaminhamento de projetos para a Câmara Municipal este ano e a manutenção do bom relacionamento entre os podres públicos.
Saúde Digital eleva nível de serviços
Policlínicas aumentaram o número de atendimentos
O Sistema de Saúde Digital, implantado pela Prefeitura de Feira de Santana, está transformando a realidade do serviço público de saúde oferecido através Secretaria Municipal de Saúde (SMS). Os números registrados nas Policlínicas que compõem a rede própria comprovam a evolução do serviço.
A Policlínica da Rua Nova, por exemplo, teve um acréscimo nos números de consultas, procedimentos e atendimentos de urgência e emergência. De janeiro a outubro de 2008 a equipe da unidade realizou 111.124 consultas e procedimentos e nos mesmos meses de 2010 foram 278.003. Os registros representam uma ampliação de cerca de 150%. Em 2008, foram 37.104 atendimentos de urgência e emergência e em 2010 foram 58.377, o que significa um aumento em torno de 57%.
Na Policlínica do Tomba, primeira a receber a inovação em maio de 2009, de janeiro a outubro de 2008 a equipe da unidade realizou 253.781 consultas e procedimentos e 55.731 atendimentos de urgência e emergência. Neste ano, também do mês de janeiro a outubro, a unidade registrou 315.717 consultas e procedimentos. Já o número dos atendimentos de urgência e emergência passou para 61.310.
As mudanças alcançaram também a qualidade do serviço prestado. Nas Policlínicas, os pacientes são cadastrados numa base de dados que pode ser acessado a partir de qualquer unidade informatizada. No momento do cadastro, o programa de biometria digital, componente do sistema, capta a impressão digital do cidadão, identificando-o na rede. O armazenamento dos dados tem como objetivo registrar o histórico de saúde do paciente.
Uma vez cadastrados, os pacientes que não são de urgência e emergência aguardam serem chamados para a prestação dos serviços através de um monitor colocado na sala de espera. No momento da chamada, o consultório ou enfermaria que o paciente deve se dirigir é indicado.
Durante a consulta, o profissional coloca no Sistema de Saúde Digital todas as informações referentes aos sintomas que o paciente estiver apresentando. Os procedimentos prescritos pelo profissional de saúde também são registrados no sistema, o que elimina o uso desnecessário de papel.
Os registros permitem também traçar estratégias para prestação dos serviços. A partir dos números, a SMS conhece melhor a demanda de cada unidade de saúde, o que permite saber, por exemplo, quais os procedimentos mais realizados em cada local, para então disponibilizar material suficiente para a realização das atividades.
A implantação do Sistema de Saúde Digital colocou Feira de Santana como referência nacional no que diz respeito à utilização da tecnologia em favor do serviço público de saúde. Gestores de outras cidades do país e representantes da área de saúde vêm com freqüência ao município para conhecer o programa.
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




