Projeto de autoria do deputado Zé Neto quer proibir uso de jaleco em bares e restaurantes da Bahia

Para o parlamentar, proibição é importante porque os jalecos e outros equipamentos do tipo funcionam como transporte de agentes químicos e biológicos.

Projeto de Lei apresentado pelo deputado petista Zé Neto proíbe a utilização de jalecos, aventais e demais equipamentos de proteção individual, usados por servidores, funcionários e profissionais da área de saúde, ao frequentarem estabelecimentos comerciais destinado às refeições, tais como bares, restaurantes e similares. Aqueles que descumprirem a medida, prevê a proposição, estará sujeito ao pagamento de multa no valor de R$ 1 mil.

Para o parlamentar, a proibição é importante porque os jalecos, aventais e outros equipamentos do tipo funcionam como transporte de agentes químicos e biológicos, “o que pode trazer prejuízos tanto ao paciente como às pessoas que frequentam esses estabelecimentos, criando uma situação de risco a todos.”

Hoje é comum ver nas ruas profissionais andando com jaleco branco, uniformes e até toucas de proteção, ignorando o fato de que esses equipamentos podem disseminar infecção hospitalar. Diversos outros estados, a exemplo do Paraná e de Minas Gerais, já aprovaram leis nesse sentido. Além disso, fazer com que o uso do jaleco fique restrito ao ambiente do trabalho é uma orientação da Organização Mundial da Saúde (OMS).


Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe to get the latest posts sent to your email.




Deixe um comentário

Dupla de profissionais de saúde sorrindo, vestindo uniformes, com uma cidade ao fundo e texto promocional sobre saúde.
Banner promocional da JADS FOTO, destacando serviços de fotografia e personalização, incluindo contatos e lista de produtos.
Logo da RFI em português, com as letras 'rfi' em vermelho sobre fundo branco e a palavra 'português' em vermelho, abaixo com uma linha horizontal.
Imagem comemorativa de 19 anos do Jornal Grande Bahia, destacando seu compromisso com jornalismo independente e informação precisa.

Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading