Dados preliminares da Icao mostram que fluxo de passageiros subiu 6,3% no ano passado; transporte de cargas cresceu 19% no período.
Um relatório da Organização da Aviação Civil Internacional, Icao, mostra que o tráfego aéreo de passageiros e de cargas global deu sinais de recuperação em 2010. Segundo dados preliminares da agência, a melhora do cenário econômico amenizou o impacto causado pela crise financeira sobre o setor em 2009.
A Icao estima que o número de passageiros transportados cresceu 6,3% em 2010 em relação ao ano anterior, para um total de 2 bilhões e meio de pessoas. Já o transporte de cargas deu um salto de 18,9% no período. Foi o maior aumento em três décadas. O segmento havia registrado uma queda de 11% em 2009.
Emergentes
Segundo o relatório, a recuperação do transporte de cargas foi liderada pela região da Ásia e do Pacífico, com uma expansão de 24,8% no ano passado.
O tráfego internacional de passageiros aumentou 8,8% no período, refletindo uma maior demanda por viagens de lazer e negócios ao exterior em países emergentes como Brasil, Rússia, Índia e China, grupo conhecido como Bric.
Projeções
Mesmo com a erupção do vulcão na Islândia no começo do ano passado, a Europa se beneficiou da expansão de rotas pelas companhias aéreas de baixo-custo da região. Mais de 100 mil vôos foram cancelados em 2010 e 9 milhões de passageiros foram afetados.
A Icao projeta uma expansão de 4,7% do tráfego aéreo de passageiros em 2011 e de 4,9% no ano que vem. A estimativa leva em conta um crescimento da economia mundial superior a 4% para os próximos três anos.
*Com informação da Rádio ONU em Nova York.
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




