Indústria baiana da construção civil deverá crescer acima da média nacional

Em 2011, a indústria da construção civil na Bahia deverá crescer acima da média nacional, estimada em 6%. A Secretaria da Indústria, Comércio e Mineração do Estado (SICM) estima um índice em torno de 8%, mais até do que outros segmentos industriais, impulsionado pelo crescimento do emprego.

“O Ministério do Trabalho divulgou ontem que a Bahia teve um saldo de 7,5 mil novos empregos com carteira assinada em janeiro e continua liderando na região Nordeste. É o emprego que garante mais consumo, inclusive o de bens imóveis”, disse o secretário James Correia durante a reunião da Comissão da Indústria Imobiliária, promovida pela Câmara Brasileira da Indústria da Construção Civil (Cbic), nesta sexta-feira (25/02/2011), no Hotel Pestana, em Salvador.

No evento também estavam o ministro das Cidades, Mário Negromonte, o vice-presidente da Caixa Econômica, Jorge Hereda, o presidente do Sindicato da Indústria da Construção do Estado da Bahia (Sinduscon), Carlos Vieira Lima, os secretários estaduais do Planejamento, Zezéu Ribeiro, e do Desenvolvimento Urbano, Cícero Monteiro, e o presidente da Associação de Dirigentes de Empresas do Mercado Imobiliário (Ademi-BA), Nilson Sarti.

O ministro Mário Negromonte garantiu que está ‘mais do que mantida’ a meta estabelecida pela presidenta da República, Dilma Rousseff, de construir dois milhões de habitações nos próximos quatro anos. “Apesar dos cortes no Orçamento, o ‘Minha Casa Minha Vida’ não vai parar. Ao contrário, vai crescer, a exemplo do crédito imobiliário ofertado pela Caixa”. Ele informou também que a Bahia irá receber R$ 2,4 bilhões de investimentos do PAC da Mobilidade Urbana.

Para o presidente da Ademi, a expansão do mercado imobiliário baiano, forçosamente, irá para a Região Metropolitana de Salvador e o interior do estado. “Além do custo alto dos terrenos, a capital ainda sofre de grandes limitações para a sua expansão por causa da topografia. Temos que pensar em melhorar o nosso sistema de transporte, mudando a matriz individual para coletiva, para que se pense, de fato, em moradia na RMS”.

Sarti disse que a entidade que ele preside vai trabalhar em sinergia com o Governo da Bahia para que o desenvolvimento urbano das cidades da RMS e grandes cidades do interior não passem pelos mesmos problemas da capital. “Precisamos modernizar não só os Planos Diretores Urbanos, mas os Códigos de Obras, a Lei de Uso do Solo. A interiorização da indústria da construção civil é inevitável e já estamos desenvolvendo estudos em Vitória da Conquista, Barreiras/Luís Eduardo Magalhães, Itabuna/Ilhéus, Juazeiro e Feira de Santana”.


Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe to get the latest posts sent to your email.




Deixe um comentário

Banner de Carlos Augusto, diretor do Jornal Grande Bahia.
O Jornal Grande Bahia completa 19 anos de atuação contínua no ambiente digital, consolidando-se como referência do jornalismo independente na Bahia. Fundado em 2007, o veículo construiu uma trajetória marcada por rigor editorial, pluralidade temática e compromisso com a informação pública, aliando tradição jornalística, inovação tecnológica e participação qualificada no debate democrático.
Banner da Jads Foto.
Banner de Lula Fotografia.
Banner da RFI.
Banner com tema Assine o JGB no Google.

Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading