Como parte integrante das atividades do ministro da Saúde, Alexandre Padilha, em Salvador na manhã desta sexta-feira (18/02/2011), prefeitos e secretários municipais participam do Encontro de Sensibilização de Gestores Municipais para o Controle da Dengue, realizado na Reitoria da Universidade Federal da Bahia (Ufba). Estão presentes também o governador Jaques Wagner, o secretário de Saúde da Bahia, Jorge Solla, e representantes dos conselhos municipais de Saúde dos 198 municípios com maior risco de epidemia de dengue neste ano.
O encontro, conhecido como “Caravana da dengue”, acontece pela primeira vez na Bahia e tem como objetivo diminuir o risco de epidemia de dengue em alguns municípios, além de não deixar que a redução no número de casos registrados no começo de 2011 enfraqueça as medidas de prevenção. Neste ano, até a semana epidemiológica realizada em 5 de fevereiro, foram notificados 3.569 casos de dengue na Bahia. No mesmo período de 2010, foram contabilizados 4.332 casos, o que representa uma redução de 17,6%. Até o momento, 191 municípios notificaram a doença através do Sistema de Informação da Vigilância Epidemiológica, dentre eles destacam-se Barreiras, Irecê, São Gabriel, Salvador, Feira de Santana, Jussara, Gentil de Ouro, Ipibepa, Cristópolis, Marcionílio Souza, Porto Seguro e Ilhéus, por concentrarem 59,6% das notificações.
Jorge Solla disse que, até o momento, a participação da sociedade no combate à dengue é o melhor mecanismo para evitar a doença. “Não temos vacina e a ferramenta mais eficaz, até agora, é a mobilização social”. Segundo Solla, nos últimos anos, a Secretaria Estadual de Saúde tem ampliado as parcerias com as prefeituras para aumentar a quantidade de agentes de endemias. “No ano passado fizemos a seleção de novos agentes em 80 municípios e distribuímos mais de 250 mil capas para proteger reservatórios de água”. O secretário anunciou que, no mês de abril, a organização social Moscamed Brasil vai começar a realizar testes de campo para esterilizar os mosquitos para que eles não se reproduzam.









Deixe um comentário