TCU vai monitorar programa de acesso de crianças carentes ao esporte

O Tribunal de Contas da União (TCU) vai monitorar o programa Segundo Tempo, coordenado pelo Ministério dos Esportes, que tem como objetivo aumentar o acesso de crianças de comunidades carentes à prática do esporte. O programa é alvo de denúncias de irregularidades na sua execução. Segundo informações do tribunal, o monitoramento é uma prática comum e faz parte do processo de fiscalização dos órgãos de governo.

Vários processos no TCU apontam para irregularidades no programa em relação à licitações, execução de convênios com prefeituras, repasse de contrapartidas, entre outras. Em resposta às denúncias divulgadas na imprensa, o Ministério do Esporte afirmou que, desde setembro de 2008, os convênios do governo federal são celebrados no Sistema de Gestão de Convênios (Siconv). Além disso, o ministério enfatizou que acompanha regularmente a movimentação financeira das parcerias estabelecidas para execução do programa.

O ministério disse ainda que, caso haja indícios de não cumprimento do convênio, a entidade é notificada para prestar esclarecimentos. Não sendo os esclarecimentos suficientes, o ministério optará pela rescisão do convênio, o que resulta na devolução parcial ou integral dos recursos, devidamente corrigidos monetariamente. Em determinados casos, é necessária a abertura de tomada de contas especial pelo TCU para garantir que não haja prejuízo.

A Secretaria Nacional de Esporte Educacional realiza seleção pública para implantação e renovação de parcerias e seus critérios estão definidos no Manual de Diretrizes do Programa Segundo Tempo e em normas relativas à celebração de convênios com o governo federal.
Segundo informações do ministério, estão vigentes 251 convênios, sendo cinco deles federais, 16 estaduais e 194 municipais. Apenas 36 foram estabelecidos com entidades privadas sem fins lucrativos.

*Com informações do Portal Brasil


Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe to get the latest posts sent to your email.




Deixe um comentário

Dupla de profissionais de saúde sorrindo, vestindo uniformes, com uma cidade ao fundo e texto promocional sobre saúde.
Banner promocional da JADS FOTO, destacando serviços de fotografia e personalização, incluindo contatos e lista de produtos.
Logo da RFI em português, com as letras 'rfi' em vermelho sobre fundo branco e a palavra 'português' em vermelho, abaixo com uma linha horizontal.
Imagem comemorativa de 19 anos do Jornal Grande Bahia, destacando seu compromisso com jornalismo independente e informação precisa.

Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading