Vida de Rubens Paiva é contada em exposição na Câmara dos Deputados

Uma exposição na Câmara dos Deputados resgata a vida do ex-deputado federal por São Paulo Rubens Paiva, desaparecido em 1971 durante o regime militar. A mostra Não tens epitáfio, pois és bandeira está no hall da taquigrafia da Casa e faz parte do projeto Direito à Memória e à Verdade, da Secretaria de Direitos Humanos.

As fotos ilustram passagens da vida de Rubens Paiva com a família, na atividade política e de sua luta contra a ditadura. Segundo informações da Secretaria de Direitos Humanos, a exposição tem o objetivo de preservar a memória histórica das pessoas que resistiram ao regime militar e contribuir para a construção da realidade.

Rubens Paiva teve o mandato cassado em abril de 1964, quando a junta militar que assumiu o governo com a deposição do presidente João Goulart. Paiva se exilou na antiga Iugoslávia, hoje Sérvia, e depois na França. Voltou ao Brasil e foi preso em sua casa no Rio de Janeiro, em 1971, por militares e depois foi dado como desaparecido.


Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe to get the latest posts sent to your email.




Deixe um comentário

Dupla de profissionais de saúde sorrindo, vestindo uniformes, com uma cidade ao fundo e texto promocional sobre saúde.
Banner promocional da JADS FOTO, destacando serviços de fotografia e personalização, incluindo contatos e lista de produtos.
Logo da RFI em português, com as letras 'rfi' em vermelho sobre fundo branco e a palavra 'português' em vermelho, abaixo com uma linha horizontal.
Imagem comemorativa de 19 anos do Jornal Grande Bahia, destacando seu compromisso com jornalismo independente e informação precisa.

Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading