Vidros automotivos com grafeno podem eliminar limpadores de para-brisas

Material que virou febre no mundo da nanotecnologia tem como característica forte poder de repelência a água.

Você deve ter lido nos últimos meses muitas notícias relacionados ao grafeno. O material, que virou uma verdadeira febre na indústria tecnológica, pode estar a caminho também da indústria automotiva.

Pesquisadores da Universidade de Vanderbilt tiveram a ideia de aplicar camadas leves de grafeno em superfícies lisas ou transparentes, como cascos de navio e vidros automotivos. Tendo como característica a aderência zero, o produto é capaz de repelir água, e é possível pensar em para-brisas que dispensam os limpadores.

O material, criado a partir de um alinhamento das moléculas de carbono, abundante na natureza, é relativamente barato, dez vezes mais resistente que o aço e bastante eficiente como condutor de eletricidade em temperatura ambiente.


Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe to get the latest posts sent to your email.




Deixe um comentário

Dupla de profissionais de saúde sorrindo, vestindo uniformes, com uma cidade ao fundo e texto promocional sobre saúde.
Banner promocional da JADS FOTO, destacando serviços de fotografia e personalização, incluindo contatos e lista de produtos.
Logo da RFI em português, com as letras 'rfi' em vermelho sobre fundo branco e a palavra 'português' em vermelho, abaixo com uma linha horizontal.
Imagem comemorativa de 19 anos do Jornal Grande Bahia, destacando seu compromisso com jornalismo independente e informação precisa.

Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading