A restrição à propaganda de bebidas alcoólicas

Além da bebida alcoólica ser a principal causa do alto índice de mortalidade de jovens no trânsito, também é o principal fator de violência urbana e doméstica, de acidentes e absenteísmo no trabalho, gerando um custo social e prejuízo para a saúde pública e previdência social bem maior do que os impostos arrecadados com a produção, comércio e publicidade de bebidas alcoólicas

Mais cedo ou mais tarde o Congresso Nacional Brasileiro vai ter que legislar sobre o assunto, apesar do intenso lobby e do poder econômico contrário a esta medida mais que necessária: a restrição à publicidade de bebida alcoólica no país.

A imprensa informa que será protocolado na Câmara Federal, na próxima semana, mais um Projeto de Lei para restringir a publicidade de bebidas alcoólicas, desta vez de cerveja e chope em todo o Brasil. A proposta – que deve enfrentar uma forte resistência por parte da indústria do setor e do mercado publicitário – propõe incluir restrições para propagandas de bebidas com teor alcoólico inferior a 0,5 graus.

Afirma o deputado Paulo Pimenta (PT-RS), autor do projeto: “a restrição da publicidade de bebidas alcoólicas é a medida mais eficaz apontada pela OMS para reduzir o índice de mortalidade de jovens no trânsito. No Brasil, 75% dos acidentes fatais de trânsito estão associados ao uso de álcool. Hoje, 85% do mercado de bebidas no Brasil é a cerveja. Não tem porque não restringir a propaganda de cerveja”.
Completaríamos o depoimento do deputado dizendo que, além da bebida alcoólica ser a principal causa do alto índice de mortalidade de jovens no trânsito, também é o principal fator de violência urbana e doméstica, de acidentes e absenteísmo no trabalho, gerando um custo social e prejuízo para a saúde pública e previdência social bem maior do que os impostos arrecadados com a produção, comércio e publicidade de bebidas alcoólicas.

Os efeitos do álcool sobre o organismo humano são tão devastadores que inclusive dificultam os estudos e pesquisas realizadas sobre um outro malefício social: a drogadicção. Como a adicção a drogas geralmente vem acompanhada de alcoolismo, nunca se sabe ao certo o que é efeito da droga, separadamente, e o que são os efeitos do álcool.
É constrangedor para nós brasileiros, conscientes deste problema, ver a imagem do esporte nacional — futebol e outras modalidades esportivas — vinculada ao álcool, e os eventos esportivos serem financiados por esta poderosa indústria da doença e da morte.

Se aprovado, o Projeto de Lei do deputado Paulo Pimenta proibirá, entre outras coisas, a veiculação de peças publicitárias nas emissoras de rádio e televisão no horário das 6h às 21h. O projeto também obriga que sejam publicadas, junto com a divulgação, advertências sobre o consumo abusivo da bebida.
Repetindo o já dito, cedo ou tarde o Brasil terá que resolver este grande problema social.


Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe to get the latest posts sent to your email.




Deixe um comentário

Dupla de profissionais de saúde sorrindo, vestindo uniformes, com uma cidade ao fundo e texto promocional sobre saúde.
Banner promocional da JADS FOTO, destacando serviços de fotografia e personalização, incluindo contatos e lista de produtos.
Logo da RFI em português, com as letras 'rfi' em vermelho sobre fundo branco e a palavra 'português' em vermelho, abaixo com uma linha horizontal.
Imagem comemorativa de 19 anos do Jornal Grande Bahia, destacando seu compromisso com jornalismo independente e informação precisa.

Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading