O deputado estadual Carlos Geilson (PTN) fez uma avaliação da política estadual em entrevista ao jornalista Humberto Pinheiro, do Canal Assembléia, onde ele tratou de questões como a criação da Rergião Metropolitana de Feira de Santana, primeiro projeto que apresentou na Assembléia, o crescimento da violência na Bahia, as eleições municipais, a reforma política e educação no estado. Carlos Geilson destacou que o projeto de criação da Região Metropolitana em Feira já foi apresentado pelo ex-deputado Colbert Martins, mas foi arquivado. Agora, ele junto ao deputado Targino Machado (PSC), estão juntos nessa cruzada.
Carlos Geilson, que foi denominado pelo apresentador como deputado distrital, pelos 32 mil votos adquirido em Feira nas Eleições 2010, foi questionado se, por ter sido eleito pela região irá se dedicar ao município na Assembléia Legislativa. O parlamentar lembrou que é deputado de todo o estado, mas que dará uma atenção especial a Feira de Santana por ter sido a região que lhe deu a maioria esmagadora dos votos que o fez chegar ao legislativo estadual. Ele tratou de outras questões referentes à cidade como o aeroporto e a universidade estadual.
Quanto construção de um aeroporto, o deputado afirmou que a ideia também já foi defendida por Colbert e que o existente na cidade “é uma coisa ridícula”. “Quem é contra diz que é complicado, por Feira ser perto de Salvador, mas poderia servir para carga e descarga e aliviar o Luiz Eduardo Magalhães”, frisou. Em avaliação ao governo Wagner em Feira, a pedido do apresentador, Geilson disse que a violência talvez seja o ‘calcanhar de Aquiles’ do seu mandato. “Se pegar a média de crimes por habitantes, a de Feira é uma das mais alta do Brasil e em tudo vemos a influência do tráfico de drogas”, disse. Mais adiante, no bate papo, acrescentou: “Wagner em Feira teve uma votação belíssima e quem sou eu para contrariar os números? A segurança não vai bem, os investimentos na saúde aumentaram. A meu ver, ele está regular, mas precisamos avançar”.
Em relação a sucessão municipal, o parlamentar disse que ainda é cedo para se manifestar, já que ele está começando o mandato agora e que seria precipitado tratar do tema nesse momento. “Estamos aguardando os acontecimentos em Feira de Santana, os nomes começam a ser postos no tabuleiro. Eles dizem que não querem discutir agora, muito menos eu, mas estou analisando o quadro e vamos nos posicionar na hora certa”. Ele, inclusive não descarta a possibilidade de vir a ser candidato à prefeitura de Feira.
Carlos Geilson também foi questionado sobre a possibilidade de privatização dos cartórios na Bahia e respondeu que em Feira de Santana, por exemplo, os serviços não atendem a demanda e o grande problema são as longas filas. Mas não disse se é contra ou a favor à mudança. “Quero analisar as coisas com cautela, se beneficiar a população, este deputado não vai se opor”. A respeito de gastos com campanha, pontuou que a política está cada vez mais cara e é necessário que se dê um basta na situação. “Acabaram os ‘showmícios’, mas hoje ainda está cara. É necessário fazer uma reforma. Vai ser pela maioria, alguns serão beneficiados outros prejudicados”, acredita.
Em abordagem sobre os hospitais da Criança em Feira de Santana, afirmou que o hospital municipal é um anexo do Hospital da Mulher, e que não é bem equipado. Já o hospital estadual é coisa de primeiro mundo, mas o atendimento é muito tímido. “Acho que a inauguração foi precipitada, mas em pleno funcionamento será espetacular”, disse. Carlos Geilson aproveitou para fazer elogios à Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), onde ele também estudou. “Uma das melhores universidades do país, aí falo com entusiasmo. Sou fruto dessa universidade e tem avanços demais, é impressionante. Hoje, além da universidade pública, há diversas faculdades privadas na cidade. Feira é o pólo regional de educação”. Para encerrar a entrevista ao programa “Assembléia Gabinete”, o deputado mandou um recado para Feira: “Faça como eu: busque, lute pelos seus ideais. Cheguei à Assembléia trazendo na bagagem o sonho de mais de 32 mil feirenses e vamos tentar torná-los realidades”, concluiu.
Deputado de Feira assume presidência dos trabalhos da Assembléia
O deputado estadual Carlos Geilson (PTN) presidiu hoje a sessão da Assembléia Legislativa, em substituição ao presidente da Casa, deputado Marcelo Nilo (PDT) que precisou se ausentar dos trabalhos do plenário. Carlos Geilson foi também um dos primeiros parlamentares novatos da atual legislatura a assumir a presidência dos trabalhos legislativos. “Essa é uma responsabilidade muito grande, pois estamos representando a região de Feira de Santana na presidência da Casa. Esse é um momento importante neste início de legislatura”, afirmou o deputado.
Saiba + sobre crise do CIS
Devido a inação de James Correia, o deputado estadual Carlso Geilson pede informações ao Estado sobre estagnação do crescimento do CIS em Feira
Saiba + sobre o deputado Carlos Geilson
Carlos Geilson presta homenagem à professora Georgina Erismann, confira as notícias do PTN
O deputado Carlos Geilson protesta contra agressão do prefeito de Irecê a radialista. Confira também, o discurso realizado na tribuna da ALBA
O deputado estadual Carlos Geilson destaca três anos de morte do ex-prefeito de Feira, Chico Pinto. Confira as notícias do PTN
Carlos Geilson reclama das condições da BR-324 e destaca importância de educadores em formatura de Pedagogia da UEFS. Confira as notícias do PTN
Carlos Geilson quer debater criação da Região Metropolitana de Feira de Santana e Luizinho Sobral pede reabertura do Hospital Municipal de Irecê
O deputado estadual Carlos Geilson recebeu o prefeito de Anguera Mauro Vieira e representantes do município
Os deputados estaduais Carlos Geilson e Graça Pimenta repudiam violência praticada por policiais militares contra menor em Feira de Santana
Saiba + sobre a atuação dos deputados do PTN
Gilberto Santana pede ambulâncias para dez municípios baianos
O deputado estadual Coronel Gilberto Santana (PTN), solicitou ao governo Jaques Wagner a liberação de ambulância e a criação do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência, o SAMU, para as cidades de Buerarema, Camacã, Coaraci, Ibicaraí, Ubatã, Canavieiras, Camamu, Gandu e Iguaí que, sendo beneficiados, apoiarão outras cidades da região. “O governador Jaques Wagner e o ministro da Saúde Alexandre Padilha, no último dia 18, entregaram 34 ambulâncias a diversos municípios. Tenho esperança que esses municípios possam também ser beneficiados”, disse o parlamentar.
Para ele, se torna necessário e urgente a adoção desta providencia, uma vez que nestas cidades não existem hospitais aparelhados ou atendimento médico capazes de socorrer e evitar a morte do cidadão que é transferido, normalmente para a cidade de Itabuna. O SAMU, ante o serviço especializado e equipamento, facilitará o deslocamento com segurança e prévio socorro do doente, até que possam receber atendimento médico.
Gilberto Santana pede empenho da Segurança Pública no combate a assaltos a bancos
O deputado estadual Gilberto Santana (PTN) pediu empenho do governo do Estado a fim de combater as quadrilhas de assaltantes de bancos que estão levando terror a diversas cidades do interior. Desde o início do ano, dados levantados na imprensa contabilizam 23 assaltos a bancos, roubos de caixas eletrônicos, um sequestro de gerente de banco e um saque a usuários de bancos que estavam no auto atendimento. “Os números podem ser muito maiores porque a Secretaria de Segurança Pública não estão divulgando as estatísticas da violência no Estado. Mas vemos uma grande deficiência do aparato da segurança pública em nosso estado para fazer frente aos assaltantes. E a responsabilidade disso não é da polícia, porque há uma insuficiência de homens nas cidades, faltam armamentos para fazer frente ao aparato dos bandidos, não existe viatura ou combustível. Vemos batalhões da PM e delegacias serem fechadas pelos bandidos que fazem o que querem nas cidades que não tem segurança suficiente”, avaliou o parlamentar.
Para o deputado, as ações da Polícia no Sudeste do país tem feito com que os bandidos tenha desviado suas atenções para o Nordeste. “E a Bahia tem se tornado um alvo preferido, por não termos uma vigilância eficiente nas fronteiras do Estado e a falta de condições das polícias Civil e Militar atuarem. Não estou aqui apenas para criticar, mas para apresentar alternativas. Vamos aguardar o plano de ação do Estado e ver se falta apoio aos organismos de segurança. Enquanto isso, vamos dar sugestões através da Comissão de Direitos Humanos e Segurança Pública para corrigirmos os erros e conseguirmos, em fim, reduzir esses índices alarmantes de violência”, concluiu.
Luizinho Sobral pede mais policiamento nos distritos de Irecê
O deputado estadual Luizinho Sobral (PTN) pediu ao governo Jaques Wagner a implantação de postos policiais em distritos de Angical, Itapicuru e Lagoa Nova, situados no município de Irecê. De acordo com o deputado, há uma carência muito grande de policiamentos nestes distritos onde vivem aproximadamente cinco mil pessoas. “A falta de policiamento proporciona o aumento do número de ocorrências delituosas como sejam: assaltos, latrocínios, homicídios e outras correlatas. O noticiário da imprensa local informa diariamente o aumento da violência contra os moradores destas localidades e os riscos a que estão submetidos. Por isso, se justifica a necessidade de implantação de postos policiais para combater a violência e proporcionar maior segurança aos moradores”, afirmou o parlamentar.
ESTRADAS – Luizinho Sobral também pediu ao governador Jacques Wagner, através da Secretaria de Infra-Estrutura, a requalificação, iluminação e arborização de toda a Avenida 1º de Janeiro BA 433 até o entroncamento que dá acesso às cidades de Lapão e Ibititá; da Rua Cel. Terêncio Dourado e da Avenida Santos Lopes, principais acessos à cidade de Irecê. “A necessidade de realizar obras de requalificação de toda a Avenida 1º de Janeiro BA 433 até o entroncamento que dá acesso à cidade de Lapão e Ibititá, da Rua Cel. Terêncio Dourado e da Avenida Santos Lopes, principais acessos à cidade de Irecê, com implantação de nova iluminação, construção de um canteiro central e arborização se deve a importância da cidade como importante Pólo do Turismo de Negócios e Eventos, com grande rede de hotéis, pousadas e restaurantes, o movimentando intenso fluxo de veículos que transporta, em média, 25 mil pessoas diariamente. São 19 municípios na microrregião de Irecê é composta por 19 municípios, segundo o IBGE; entretanto, o município de Irecê ocupa posição de status por ser a maior cidade da microrregião, a mais evoluída tecnologicamente e ter a maior população”, afirmou o parlamentar.
Ele destaca que, por ser cidade pólo de uma micro região, Irecê tem um comércio de destaque no cenário estadual, e que a cidade é o centro da região com muitas lojas de todos os segmentos e grupos empresariais, atraindo para a cidade um grande fluxo de veículos. “Irecê é conhecida, também, como pólo de vestuário, alavancando assim a economia do município. É uma cidade muito visitada na época junina pois tem uma das melhores festividades da região e é considerada uma das 5 melhores do Estado da Bahia. Portanto, temos justificativas empresariais e turísticas para embasar a solicitação”, enfatizou o deputado.
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Tumblr (Opens in new window) Tumblr
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




