Cada ano mais animado, o Carnaval de rua em Lauro de Freitas já é apontado como alternativa a quem quer brincar com mais tranqüilidade. A folia começa na sexta-feira (4/02/2011) e vai até a quarta-feira (9), quando, às 17h, o Bankoma faz o arrastão em agradecimento ao povo de Portão. Com o tema Muxima Ua Uembu-Bankoma Coração de Brandura, o bloco Bankoma desfila quinta-feira (3), às 21h, e sábado (5), às 22h, no Circuito Osmar, no Campo Grande, em Salvador. O bloco leva para as ruas da capital a história de mulheres guerreiras com o coração brando, que tiveram a vida marcada nas lutas pela sobrevivência do seu povo.
O Bloco Afro Bankoma nasceu das Oficinas de Arte Educação desenvolvidas no Terreiro São Jorge Filho da Goméia, em Portão, e tem levado temas cosmológicos para o carnaval, implementando ações artísticas, lúdicas, pedagógicas e de pesquisa com jovens das comunidades tradicionais de matriz africana, buscando reafirmar valores fundamentais na cultura negra.
Na produção para a apresentação, o Bankoma proporciona trabalho e renda para a comunidade nas atividades socioculturais desenvolvidas na Associação São Jorge. Na quarta-feira, 9, em Portão, o Bankoma encerra o festa momesca com o arrastão no bairro, às 17h para homenagear a todos que contribuiram para o sucesso do bloco.
Lauro de Freitas divide com Salvador outros dois blocos: o Atikum e o Zambiã. Oriundo de Portão, o bloco Atikum se apresenta no Carnaval de Salvador na sexta-feira, 4, no circuito Batatinha (Pelourinho), às 17h. Na segunda-feira, 7, acompanha a mudança do Garcia a partir 9h. O termo Atikum significa “Pele Forte”, que expressa a cultura negra do município. Com o tema “Bahia de todas as Áfricas”, a entidade faz um trabalho sócio educativo por meio da percussão com os jovens de Portão. A camisa do bloco pode ser trocada por 2 kg de alimentos não perecíveis, na Loja de Confecções Banho de Mar (Praça de Portão). O bloco Zambiã, de Itinga, animado pelas Meninas do Zambiã, também participa da festa no circuito Batatinha na sexta-feira, 4, às 19h15 e no domingo, às 17h30.
Lauro de Freitas – Em Lauro de Freitas, a folia começa na sexta-feira, 4, com o desfile dos blocos Jeepé 4×4 na Paleta, Jacaré Solteiro e Som na Mala a partir das 15h. A novidade deste ano é a participação do Cortejo Afro, comandado por Gerônimo, que desfila às 19h, na Praça da Matriz. No sábado, 5, a festa de rua será tomada pelo 5º Concurso de Máscaras Carnavalescas, um resgate da tradição dos caretas que saíam pela cidade neste período. A Tradição Água Dura e Os Sungas saem em seguida. No domingo, As Metralhadas e Misto Quente fazem a festa nas ruas do Centro, às 15h. O Arrastão do Samba e O Jeguinho desfilam na segunda-feira, também às 15h. Já o bloco Junto e Misturado fecha a folia no Centro, na terça-feira, às 15h. (Fonte: Prefeitura de Lauro de Freitas)
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




