Escola baiana é premiada em Brasília com o Selo Educação para a Igualdade Racial

A cerimônia de entrega do Selo Educação para a Igualdade Racial 2010, realizada nesta segunda (21/03/2011), em Brasília, respalda a política pública do governo do Estado da Bahia de preservação dopatrimônio histórico e cultural dos povos negros no Brasil e na África. Um dos vencedores do prêmio, o Colégio Estadual Duque de Caxias, localizado na comunidade do Barro Preto, no município baiano de Jequié, está inserido em uma área quilombola e chamou a atenção pelo trabalho que vem sendo desenvolvido por alunos e professores, com o apoio da Secretaria da Educação do Estado. O Instituto Anísio Teixeira (IAT) também recebeu o selo pelas ações desenvolvidas com esta temática.

“Esse prêmio é reflexo da preocupação da Secretaria da Educação com a implementação de políticas educacionais curriculares no que se refere à valorização da cultura étnica e o fortalecimento da autoestima dos estudantes negros, como determina a Lei nº 10.639/03”, comemorou o secretário Osvaldo Barreto, presente ao evento, juntamente com representantes do IAT e da unidade de ensino premiados.

A premiação aconteceu durante solenidade comemorativa aos oito anos de criação da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (Seppir). Na ocasião, também foi lançada a campanha do Ano Internacional dos Afrodescendentes, que marca o fortalecimento da atuação do Estado brasileiro pela garantia de igualdade de oportunidades à população negra e a defesa dos direitos individuais, coletivos e difusos, além do enfrentamento ao racismo.

Foram premiadas com o selo 16 iniciativas exitosas na implementação das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relacões Etnicorraciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-brasileira, realizadas por unidades escolares e secretarias de educação municipais e estaduais. .

Os selecionados receberam objetos simbólicos que visam divulgar e valorizar as experiências vencedoras em âmbito nacional. Entre estes, estão um estandarte, um diploma e 10 broches oferecidos às instituições como símbolos de distinção. As instituições ganharam, ainda, um kit de livros e outros materiais didáticos que auxiliem no processo pedagógico voltado para a implantação das diretrizes da Lei nº 10639/2003.

Étnico-Raciais – O Colégio Estadual Duque de Caixas se destacou pelo trabalho pedagógico de resgate da cultura negra, por meio do projeto Eu sou a história, conheça-me – educação quilombola 2011. A iniciativa promoveu o acesso dos estudantes da comunidade do Barro do Preto à história e cultura africana, afro-brasileira e quilombola, além de ter propiciado um ambiente escolar no qual as diferenças são respeitadas e a diversidade valorizada.

A unidade escolar com 600 alunos, distribuídos entre ensino fundamental e médio, além de Educação de Jovens e Adultos (EJA), ganhou, em 2010, uma reforma na sua estrutura física, requalificando sua infraestrutura, como ressaltou o secretário Osvaldo Barreto.

A diretora Ângela de Oliveira contou que a grande mudança da matriz curricular, visando à valorização de conteúdos ligados ao universo do negro, teve início com o reconhecimento da escola como de educação quilombola. “Começamos, desde 2008, a trabalhar com as diretrizes da lei nº 10.639/03 e reforçamos a nossa matriz curricular”, lembrou.

Formação – Já o IAT por sua vez, desenvolveu, entre 2009-2010, o Programa de Formação Continuada para a Educação das Relações Étnico-Raciais. Por meio de cursos de formação para a implementação das Diretrizes Curriculares para a Educação das Relações Raciais para o Ensino de História e Cultura Africana e Afro-Brasileira, 915 professores da rede pública foram formados.

O Selo Educação para a Igualdade Racial é uma parceria da Secretaria de Políticas para Promoção da Igualdade Racial com o Ministério da Educação, Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed) e União Nacional dos Dirigentes Municipais (Undime).


Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe to get the latest posts sent to your email.




Deixe um comentário

Dupla de profissionais de saúde sorrindo, vestindo uniformes, com uma cidade ao fundo e texto promocional sobre saúde.
Banner promocional da JADS FOTO, destacando serviços de fotografia e personalização, incluindo contatos e lista de produtos.
Logo da RFI em português, com as letras 'rfi' em vermelho sobre fundo branco e a palavra 'português' em vermelho, abaixo com uma linha horizontal.
Imagem comemorativa de 19 anos do Jornal Grande Bahia, destacando seu compromisso com jornalismo independente e informação precisa.

Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading