Junta Internacional de Fiscalização de Entorpecentes diz que prevenção à corrupção é vital em políticas de prevenção ao crime; agência lança relatório nesta quarta-feira em Brasília.
O Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime, Unodc, apresenta, na manhã desta quarta-feira, em Brasília, o relatório anual da Junta Internacional de Fiscalização de Entorpecentes.
Segundo o documento, uma das prioridades na luta contra o tráfico de drogas é o combate à corrupção. Especialistas afirmam que os lucros ilícitos gerados pelo mercado de drogas ultrapassa os gastos de vários governos para combater o crime.
Corrupção
De acordo com o Unodc, o problema é uma ameaça à ordem pública e à segurança nacional.
A agência da ONU afirma ainda que, em muitos casos, as organizações criminosas criaram um império do tráfico de drogas e passaram a representar forças políticas. O sistema acabou prejudicando o combate, uma vez que os próprios órgãos que deveriam reprimir o narcotráfico acabam comprometidos com a corrupção.
O relatório do Unodc também destaca a importância do combate à corrupção em áreas do Judiciário. O documento revela que as decisões devem ser públicas e disponíveis ao público em meios de informação e comunicação.
De acordo com a agência da ONU, um dos novos desafios para a polícia é o surgimento das “drogas de desenho”, de forma manipulada, que está burlando sistemas de fiscalização.
*Com informação da Rádio ONU em Nova York
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




