Projeto do Terminal de Cruzeiros para o Porto de Salvador ganha novo impulso

Em reunião, nesta terça-feira (15/03/2011), na Secretaria do Planejamento do Estado (Seplan), um novo impulso foi dado ao projeto do Terminal de Cruzeiros para o Porto de Salvador, com a criação de uma equipe técnica formada por representantes dos governo federal e estadual e da Prefeitura da capital baiana. Ao grupo, que se reúne, nesta quarta (16), na Fundação Mário Leal Ferreira, caberá compatibilizar os projetos existentes destinados à área do Porto e equacionar questões como a mobilidade.

O chefe de assessoria da Seplan, Antônio Alberto Valença, avaliou como um grande avanço, a união de esforços das três esferas do poder público, incluindo a Companhia das Docas do Estado da Bahia (Codeba), que administra o Porto de Salvador. O diretor de Revitalização e Modernização Portuária da Secretaria de Portos (SEP) da Presidência da República, Antônio Maurício Ferreira Netto, participou da reunião e sugeriu a elaboração de um convênio como forma de operacionalizar o processo. Ele informou que há R$ 36 milhões reservados no PAC da Copa, destinados ao Terminal. Paralelamente aos ajustes, será firmado um termo de convênio a fim de dar institucionalidade ao projeto.

A proposta, segundo Antônio Valença, é mais que uma solução para a questão de embarque e desembarque de passageiros. Um dos aspectos é restabelecer o diálogo da região com o mar, uma vez que o projeto prevê a retirada da barreira atual, a qual deve ser substituída por uma estrutura em material transparente. “O projeto cria um vetor de revitalização e qualificação do Centro Antigo de Salvador”, explica Valença.

Na reunião desta terça foi apresentado o projeto básico de autoria da Fundação Mário Leal Ferreira, ligada à Secretaria de Desenvolvimento Urbano, Habitação e Meio Ambiente (Sedham) de Salvador. São cerca de 10 mil metros quadrados de área construída – distribuída em três pavimentos e estacionamento subterrâneo, com 240 vagas – em estrutura de aço. A arquitetura bioclimática pretende um aproveitamento das condições ambientais, a exemplo da reutilização da água da chuva, uso de energia solar e um modelo de edificação que dispensa climatização artificial.

Participaram também da reunião, os secretários Extraordinário da Indústria Naval e Portuária, Carlos Costa, Extraordinário para Assuntos da Copa do Mundo da Fifa 2014 (Secopa), Ney Campelo, de Turismo (Setur), Domingos Leonelli, o gestor da Copa 2014 da Prefeitura Municipal de Salvador, Leonel Leal, o chefe de gabinete da Seplan, Benito Juncal, o presidente da Codeba, José Rebouças, o secretário da Sedham, Paulo Damasceno, entre outras autoridades.


Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe to get the latest posts sent to your email.




Deixe um comentário

Banner da Prefeitura de Santo Estêvão: Campanha Encerramento do Projeto Verão 2026.
Dupla de profissionais de saúde sorrindo, vestindo uniformes, com uma cidade ao fundo e texto promocional sobre saúde.
Banner promocional da JADS FOTO, destacando serviços de fotografia e personalização, incluindo contatos e lista de produtos.
Logo da RFI em português, com as letras 'rfi' em vermelho sobre fundo branco e a palavra 'português' em vermelho, abaixo com uma linha horizontal.
Imagem comemorativa de 19 anos do Jornal Grande Bahia, destacando seu compromisso com jornalismo independente e informação precisa.

Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading