Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE) aprovou hoje o requerimento de autoria da senadora Lídice da Mata (PSB-BA) para realização de audiência pública visando o debate sobre os direitos de transmissão dos jogos de futebol. O requerimento sugere que sejam convidados para debater com os senadores o presidente da Confederação Brasileira de Futebol, Ricardo Teixeira, o presidente do Clube dos 13, Fábio Koff, e representantes dos canais de TV aberta.
Na próxima sessão da Comissão, que será realizada no dia 29 deste mês, deverá ser colocada em votação uma lista com mais nomes para debater o assunto nas audiências públicas. Um desses convidados deverá ser o presidente do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (CADE), Fernando Furlan. A senadora Lídice da Mata justificou seu requerimento afirmando que as transmissões conforme estão sendo negociados no momento poderão afetar negativamente alguns clubes, principalmente os que tem influência regional, mas não tem projeção nacional.
“Não podemos privar o torcedor de ver seu time. Da forma como as negociações estão sendo feitas poderá ocorrer um encolhimento dos times regionais que tem grandes torcidas, mas não tem projeção nacional”, afirmou Lídice. A senadora lembrou do Bahia e do Vitória que juntos possuem grandes torcidas, mas que poderiam ser prejudicados pelo sistema de transmissão que está sendo delineado.
Durante a votação do requerimento de Lídice, o senador Álvaro Dias (PSDB-PR) ressaltou que o campeonato inglês movimento por ano cerca de US$ 6 bilhões, enquanto que o campeonato brasileiro gera apenas R$ 600 milhões. Além da pouca movimentação de recursos, se comparado com outros países, Lídice afirmou que deixando os clubes de importância regional de fora, as transmissões poderão se restringir a poucos clubes grandes e principalmente da Região Sudeste.
“Essa forma de transmissão que está sendo negociada pode até valer em outros países, como a Espanha que tem dois clubes fortes, que são o Barcelona e o Real Madri, mas no Brasil é diferente por ter muitos clubes e, principalmente, clubes de influência regional com grandes torcidas”, disse ela.
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




