Senhora dos Afogados chega a Feira de Santana

Tragédia mítica de 1947, Senhora dos Afogados de Nelson Rodrigues, de três atos e seis quadros, transcorre na casa da família Drummond e, num dos quadros, é transposta para o café do cais. Misael Drummond (Ednael Marcos), acusado de assassinar uma prostituta a golpes de machado no dia em que ia se casar com Eduarda Drummond (Carla Soares) supunha que o filho nascido da ligação infiel estivesse morto. No entanto, o filho, que assume a identidade de Noivo (Vinícius José e Ednael Marcos ) entra na vida dos Drummond para vingar a morte de sua mãe, e namora com Moema (Cleilton Silva), jovem que possui um amor incestuoso à figura do pai, Misael Drummond, e repúdio à presença materna de Eduarda Drummond, que sente uma ligação misteriosa pelo Noivo. A tragédia se passa durante o 19º aniversário de casamento de Eduarda e Misael e também data do falecimento da prostituta assassinada, mãe do Noivo.

O III ato de Senhora dos Afogados, escolhido pela Cia Teatral Farinha Seca, por sublinhar com a presença ritualística das orações e sintetizar o drama dos Drummond de modo que não se perdesse a plasticidade do texto rodriguiano traz, a partir das narrativas do café do cais, a Dono do bordel (Alfredo Jr.), pai da prostituta assassinada, de origem estrangeira, é gordo e velho e anda com gazes enroladas nas pernas. Ajudam a compor o ambiente do café o Vendedor de Pentes (Cleilton Silva/Alfredo Jr.), cliente do bordel e única pessoa a testemunhar a tragédia que mudará os rumos da família Drummond, e Sabiá (Ednael Marcos) sujeito simples que tem por assunto preferido o assassinato da prostituta. Há ainda Paulo (Vinícius José e Ednael Marcos), filho de Misael e Eduarda, que é frágil e tem grande ligação à mãe e o sentimento mais forte que o domina é o de que a mãe “não faça nada que uma esposa não possa fazer”.

Ainda com o espetáculo A Máquina em cartaz, a Farinha Seca, sob a direção de Alfredo Júnior, iniciou o processo de leitura de Senhora dos Afogados em novembro de 2008, acreditando na mudança da perspectiva dos trabalhos no teatro que, neste ano, completaram 9 anos. E apresenta ao público o resultado da pesquisa instável intermediada pelo uso da criatividade e da ousadia como maneira experimental para buscar as fantasias e desejos para além do subsolo da primitividade do homem. Esse espetáculo faz parte de um experimento da Farinha Seca relacionado a um estudo sobre a sexualidade humana.


Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe to get the latest posts sent to your email.




Deixe um comentário

Dupla de profissionais de saúde sorrindo, vestindo uniformes, com uma cidade ao fundo e texto promocional sobre saúde.
Banner promocional da JADS FOTO, destacando serviços de fotografia e personalização, incluindo contatos e lista de produtos.
Logo da RFI em português, com as letras 'rfi' em vermelho sobre fundo branco e a palavra 'português' em vermelho, abaixo com uma linha horizontal.
Imagem comemorativa de 19 anos do Jornal Grande Bahia, destacando seu compromisso com jornalismo independente e informação precisa.

Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading