Sérgio Carneiro adere Cidade Metropolitana
Vem crescendo as adesões em favor na transformação de Feira de Santana, em Cidade Metropolitana. Agora, foi a vez do deputado federal Sergio Carneiro se manifestar em favor deste importante projeto, que foi levantado no passado pelo ex-deputado federal Colbert Martins. Segundo o parlamentar, no Brasil existem quatro RMs em funcionamento no interior: Campinas e Santos, em São Paulo, e Londrina e Maringá, no Paraná.
As vantagens
O deputado Sérgio Carneiro, assim enumerou as vantagens da implantação de Feira de Santana como Cidade Metropolitana: A tarifação telefônica, que passaria ser local de uma cidade para a outra, reduz o preço dos telefonemas e possibilita a implantação, com mais agilidade, de internet social para as cidades menores da região. Parcerias na destinação ordenada do lixo. Os prefeitos continuam com sua autonomia, mas buscam a ajuda que precisam através das ações em parceria com outros municípios ou oferecem ajuda a outrem. Por exemplo, entre municípios que tem dificuldades quanto à estrutura adequada para a destinação de seus resíduos sólidos pode-se chegar a um acordo quanto ao tratamento e destino final único, comum, e buscar a organização de um sistema mais eficiente de coleta e tratamento. Isso com certeza vai reduzir custos, além de minimizar as agressões ao meio ambiente. Segurança pública. O município poderá receber verba federal do PRONASCI (Programa Nacional de Segurança e Cidadania). O atual programa do Governo visa liberar milhões de reais para atender as demandas sociais das Regiões Metropolitanas do Brasil. Infra-estrutura. Expectativas de desenvolvimento e investimento em setores prioritários como indústria, segurança e moradia. Muitas cidades pequenas não podem participar dos programas de habitação popular do Governo – Programa “Minha Casa Minha Vida”, invertendo a atual situação, caso faça parte de uma Região Metropolitana. Favorece a todos municípios em volta de Feira de Santana e que façam parte da RM.
Delegacia do Idoso
O número cada vez maior de relatos sobre agressões contra o idoso em Feira de Santana fez com que o deputado estadual José de Arimatéia (PRB) levasse à tribuna da Assembleia Legislativa da Bahia a indicação de que seja criada uma Delegacia de Proteção ao Idoso na Princesa do Sertão. A morte de Israel Rodrigues de Oliveira, de 63 anos, na tarde de quarta-feira (2) motivou o discurso de José de Arimatéia que, em 2001, durante seu primeiro mandato parlamentar, apresentou um projeto de lei que propunha a criação de uma delegacia semelhante na capital baiana.
Ainda o idoso
De autoria do vereador Angelo Almeida,foi aprovado em primeira discussão projeto de lei tornando obrigatória a reserva para idosos de 5% da mão de obra contratada pelas empresas instaladas no município de Feira de Santana que possuam mais de 20 funcionários. O vereador Marialvo Barreto (PT) defendeu a proposta, afirmando que o idoso não pode ser deixado de lado.
Datas
Esteve completando idade nova o urologista Luciano Vital que foi bastante cumprimentado por familiares e colegas…Também festejada por estar aniversariando, a senhora Yolanda Melo, cercada por filhos e netos.
Feira na Copa
Com a finalidade de discutir ações do município pelo projeto Feira na Copa, o presidente da Câmara Municipal de Feira de Santana vereador Antônio Francisco Neto fará realizar sessão especial no próximo dia 24 às 9 horas, no Plenário da Casa Legislativa.
Esta coluna é publicada nos sítios jornalísticos:
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




