Brasil está entre os 33 países que vão participar do exercício, no próximo dia 23; objetivo é testar a eficácia do sistema de alertas de tsunami e outros perigos costeiros.
Após o tsunami devastador que atingiu o Japão há uma semana, a Organização da ONU para Educação, Ciência e Cultura, realiza no próximo dia 23 a primeira simulação em grande escala de um alerta de tsunami para as ilhas caribenhas. Trinta e três países vão participar do exercício, incluindo o Brasil.
O objetivo é testar o Sistema de Alertas de Tsunami e Outros Perigos Costeiros do Caribe, que foi estabelecido em 2005 pelos países da região, em parceria com a Unesco.
Cenário
De acordo com a agência, as ilhas caribenhas vão receber um alerta que vai indicar um terremoto fictício de 7,6 graus de magnitude, que estaria atingindo as Ilhas Virgens.
O exercício, batizado de “Onda 11 do Caribe” não envolve comunidades, já que será feito especificamente para determinar se os países do Caribe estão preparados caso enfrentem um tsunami no futuro.
Plano de Ação
Segundo a diretora-geral da Unesco, Irina Bokova, “o terremoto e o tsunami que devastaram o Japão mostraram como os sistemas de alerta são essenciais” e por isso, desenvolver um plano de ação para o Caribe é mais relevante do que nunca.
As mortes no Japão já ultrapassam cinco mil, número que deverá aumentar.
A Unesco afirma que 75 tsunamis já passaram pelas ilhas caribenhas nos últimos 500 anos, representando 10% do total de eventos desse tipo ocorridos no mundo.
*Com informação da Rádio ONU em Nova York
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




