IPAC apoia ação educativa por oito meses no Centro Histórico de Salvador

Até dezembro deste ano, o Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (Ipac) apoia o projeto educativo e artístico-cultural ‘Diga Aí, Povo do Pelô’, no Centro Histórico de Salvador (CHS). A iniciativa foi proposta pela ONG Centro de Referência Integral de Adolescente (Cria), que venceu o processo seletivo dos Editais do Ipac e ganhou aporte de R$ 103 mil do Fundo de Cultura da Bahia.

O projeto promoverá reflexões, debates, bate-papo com especialistas, visitas a bibliotecas, recitais poéticos, apresentações musicais, danças, exposições artesanais e mostra de artes cênicas. A ideia é contribuir para a valorização étnico-cultural das comunidades do CHS, beneficiando principalmente crianças e adolescentes.

“Um dos objetivos dos Editais do Ipac é apoiar projetos educativos que promovam bens culturais, sejam materiais ou imateriais, como o ‘Diga Aí’ propõe”, explica o coordenador de editais, Layno Pedra. Os editais garantem ainda ferramentas mais transparentes e democráticas para a distribuição dos recursos públicos. De 2009 a 2011 o instituto executa 73 projetos. “Em dois anos, de 2008 a 2010, foram investidos mais de R$ 2 milhões”.

O projeto ‘Diga Aí’ foi iniciado neste mês, integrando uma das categorias dos Editais do Ipac denominada Edital To no Pelô, que promove a dinamização artístico-cultural do Pelourinho por meio de ocupação de largos, intervenções urbanas e ações de cultura e cidadania para as comunidades residentes e frequentadoras da região.

Segundo Layno Pedra, o Tô no Pelô está entre os editais da Secult que recebem mais demanda. “Existem desde projetos de peças teatrais até shows de rock e música gótica, além de espetáculos de dança e projetos de arte-educação”. “Antes da abertura do projeto realizamos reuniões para sensibilização de entidades sociais e órgãos municipais, estaduais e federais localizados na área”, afirma a coordenadora do Cria, Eleonora Rabello.

Nas primeiras ações foram convidadas instituições como Colégio Senhor do Bonfim, o Movimento Sem Teto da Bahia, a Aliança de Redução de Danos, a Escola de Dança da Fundação Cultural, o Movimento População de Rua, a Força Feminina, a Biblioteca Manuel Querino do Ipac, o Centro Cultural da Câmara Municipal, o projeto Oi Kabum, a Unegro e a escola Olodum Mirim.

Para coordenadora pedagógica do Cria, Irene Piñeiro, a integração de parceiros é prerrogativa e será sempre bem-vinda. Os interessados podem fazer contato via o e-mail povodopelo@googlegroups.com ou pelo telefone (71) 3332-1334.

Últimas noticias

25/04

15:25

Segurança

Secretaria da Segurança realiza painel sobre polícia comunitária

25/04

15:00

Saúde

Vacinação contra gripe movimenta postos de saúde em Salvador

25/04

14:30

Estado apresenta números de 2010 em audiência pública na AL

25/04

13:55

Justiça

Procon-BA fez 127 autuações a supermercados em 14 meses


Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe to get the latest posts sent to your email.




Deixe um comentário

Dupla de profissionais de saúde sorrindo, vestindo uniformes, com uma cidade ao fundo e texto promocional sobre saúde.
Banner promocional da JADS FOTO, destacando serviços de fotografia e personalização, incluindo contatos e lista de produtos.
Logo da RFI em português, com as letras 'rfi' em vermelho sobre fundo branco e a palavra 'português' em vermelho, abaixo com uma linha horizontal.
Imagem comemorativa de 19 anos do Jornal Grande Bahia, destacando seu compromisso com jornalismo independente e informação precisa.

Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading