O presidente do Banco Central (BC), Alexandre Tombini, disse hoje (12/05/2011) que a autoridade monetária está no caminho certo e que as perspectivas são excelentes para o Brasil, com a inflação em queda ao longo do ano. “Em 2011, vamos nos aproximar ao máximo do centro da meta e a expectativa é que, em 2012, a inflação chegue aos 4,5%, centro da meta”.
Tombini participou pela manhã da décima terceira edição do Seminário Anual de Metas para a Inflação, na sede do BC no centro do Rio de Janeiro. Ele explicou que a elevação dos juros deve conter a demanda num período de seis a nove meses e que a concessão de crédito no país também está caindo. Segundo ele, essas e outras medidas macroprudenciais para conter a demanda no mercado doméstico vão contribuir para uma queda “responsável” da inflação ao longo do ano.
Além da política de redução de crédito e a alta das taxas de juros, puxada pela Selic (taxa básica do governo), outra contribuição para que a inflação atinja o centro da meta em 2012, de acordo com o presidente do BC, é o corte de despesas do governo. “O governo já cortou 0,8 ponto porcentual dos gastos em relação a 2010”, informou Tombini.
Etanol já ficou 40% mais barato nas usinas, mas para consumidor, queda não passa de 4%
Segundo balanço da União da Indústria da Cana-de-Açúcar (Unica), divulgado hoje (12/05), o início da safra da cana-de-açúcar já acarreta queda significativa nos preços do etanol, mas apenas uma pequena parte dessa redução foi repassada ao consumidor. O diretor técnico da Unica, Antonio de Padua Rodrigues, afirmou que, nas usinas, os preços chegaram a cair 40%, mas, nas bombas, o etanol ficou apenas 4% mais barato para o consumidor.
Segundo dados da entidade que representa os usineiros, foram processadas até o final de abril 23,69 milhões de toneladas de cana-de-açúcar, segundo . Desse total, 64,62% foram destinados à produção de etanol. Percentualmente, mais do que os 59,18% destinados à produção do biocombustível no mesmo período da safra anterior.
A fabricação de etanol atingiu 894,84 milhões de litros, sendo 329, 37 milhões de litros de álcool anidro (sem adição de água, usado na mistura com a gasolina) e 565,48 de álcool hidratado (combustível vendido nas bombas). De acordo com Padua Rodrigues, as usinas estão se esforçando para normalizar o fornecimento do combustível.
As vendas de etanol chegaram a 1,12 bilhão de litros em abril, sendo 592,79 milhões de litros de anidro e 528,04 milhões de litros de hidratado. Desse volume, 1,1 bilhão de litros foram destinados ao mercado interno e 16,5 milhões exportados. As importações do combustível totalizaram 113 milhões de litros. Em maio, a Unica estima que devam chegar do exterior mais 22 milhões de litros.
A comercialização de etanol hidratado no mercado interno teve queda de 37,32% em abril em relação a março e de 61,49% na comparação com o mesmo mês de 2010. Já as vendas de etanol anidro cresceram 40,05% em relação ao mesmo período do ano passado, por causa do mercado cativo da gasolina que, por lei, deve ser misturada ao biocombustível.
Em relação à produção de açúcar, houve queda de 68,89% em comparação com o mesmo período da safra anterior. Saíram das usinas 794,96 mil toneladas do produto.
BR diminui preço da gasolina e do etanol hidratado
A decisão ocorre após declarações do ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, de que a redução aconteceria como forma de pressionar a fixação dos preços nos postos de outras bandeiras, tendo em vista que a BR responde por cerca de 40% do mercado de derivados com seus mais de 7 mil postos espalhados pelo país.
O preço da gasolina nas refinarias da Petrobras – a gasolina pura, sem a mistura com o etanol – é apenas um dos componentes para a formação do preço final do produto. Desde 2009, o preço é de R$ 1,05 nas refinarias.
*Com informações da Agência Brasil.
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




