O ginásio de esportes do Sesc-Aquidabã, na Baixa dos Sapateiros, será, neste sábado (14/05/2011), a “meca” dos esportistas baianos que gostam do judô da melhor qualidade. Pela manhã, a partir das 9 horas, tem as semifinais da competição. E, à noite, a partir das 20 horas, serão realizadas as finais, envolvendo as quatro melhores seleções entre Brasil, Japão, Cuba, Coréia do Sul, Tunísia, Portugal e Argentina.
Nesta sexta-feira (13/05), a partir das 16h, o Brasil volta a competir. A seleção brasileira enfrenta um dos adversários diretos pelo título: Japão. O Brasil está invicto, e atrás do Japão, medalha de ouro no ano passado, pelo número de vitórias.
Após o segundo dia de confrontos (quarta e quinta) a classificação entre as seleções era a seguinte: 1º JPN – 9pts (14v, 10ippons); 2º BRA – 9pts (13v, 11 ippons); 3º CUB – 9pts (10v, 8 ippons); 4º KOR – 6pts (9v, 4 ippons); 5º TUN – 3pts (4v, 4 ippons); 6º POR – 0pts (1v, 1 ippon); e 7º ARG – 0pts (0v, 0 ippon). A seleção brasileira empolgou o publico baiano no segundo dia ao vencer por 5 a 0, a rival argentina, com vitórias de Charles Chibana (66kg), Marcelo Contini (73kg), Felipe Costa (81kg), Bruno Cunha (90kg) e Walter Santos (+90kg).
Agradecimento – Para o peso pesado Walter Santos, a “goleada” sobre os hermanos é a melhor forma de agradecer aos torcedores pelo carinho. “Cada um deixa sua casa e trabalho para estar aqui prestigiando a seleção. A melhor maneira de agradecer é com um resultado como este e mostrando um judô bonito”. O quinto ponto brasileiro na disputa com a Argentina foi suado. Novato na seleção brasileira, Bruno Cunha sentiu por cinco minutos como é a rivalidade. “Eu tive que me esforçar muito, pois, mesmo com o placar em 4 a 0, ele estava dando o máximo pelo seu país. Ficou claro que a missão dele era marcar o ponto de honra dos argentinos, mas, no fim, consegui a vitória”.
Entrando na van, em direção ao hotel, Bruno Cunha disse que a seleção está focada nas vitórias e não se conforma com outro resultado que não seja a medalha de ouro. David Moura, ao seu lado, completa: “Até agora fizemos uma competição quase perfeita A parte mais difícil está por vir, ou seja, as semifinais e finais, no sábado”. O treinador Luiz Shinohara, que ficou até o fim das lutas, observando das arquibancadas os seus futuros adversários, destacou que a sua equipe vem mostrando um bom desempenho, apesar dos desfalques. “Cuba é um adversário difícil, mas nesta sexta-feira (hoje, dia 13) vamos pegar Japão e Coréia do Sul que são também muito fortes”.
Comemoração – A torcida baiana que comparece em bom número ao ginásio do Sesc-Aquidabã comemora as vitórias da seleção e também a oportunidade de ver um judô da melhor qualidade com atletas de nível internacional como Oscar Brayson (Cuba) e Masaru Momose (Japão). O servidor público e praticante de judô, Adailton Costa, disse que não podia perder a chance de prestigiar o evento. “Poucas vezes temos condições de ver de perto atletas do primeiro nível como hoje”. O garoto, de 11 anos, Lucas Alves Nascimento, da Judokatas de Brotas, estava atento às lutas e gostou dos diferentes estilos dos judocas. Fato que deixou a sua mãe, Rita de Cássia, mais orgulhosa e sonhando em ver o menino vestindo ?muito breve- um kimono da Seleção Brasileira.
Para o treinador de judô do Sesc, Jorge Sobreira, o evento promovido pelo Governo do Estado em parceria com a Confederação Brasileira de Judô (CBJ) era tudo que esperava para orientar seus alunos, de maneira mais prática possível. “Reforcei o convite a todos e estou feliz vendo que eles comparecem em massa para assistir e trabalhar na competição. Tenho 40 anos no judô e sempre sonhei em ver este esporte no nível em que se encontra”,
finaliza.
Resultados gerais da competição
1ª Rodada:
CUB 3 x 1 KOR
BRA 4 x 0 TUN
JPN 5 x 0 POR
2ª Rodada:
BRA 4 x 1 POR
CUB 3 x 1 JPN
TUN 4 x 0 ARG
3ª Rodada:
BRA 5 x 0 ARG
KOR 3 x 1 POR
JPN 5 x 0 TUN
4ª Rodada:
CUB 4 x 1 POR
JPN 4 x 0 ARG
KOR 5 x 0 TUN
Tabela de classificação
1º JPN – 9pts (14v, 10ippons)
2º BRA – 9pts (13v, 11 ippons)
3º CUB – 9pts (10v, 8 ippons)
4º KOR – 6pts (9v, 4 ippons)
5º TUN – 3pts (4v, 4 ippons)
6º POR – 0pts (1v, 1 ippon)
7º ARG – 0pts (0v, 0 ippon)










Deixe um comentário