Copa do Mundo de Judô termina neste sábado em Salvador

O ginásio de esportes do Sesc-Aquidabã, na Baixa dos Sapateiros, será, neste sábado (14/05/2011), a “meca” dos esportistas baianos que gostam do judô da melhor qualidade. Pela manhã, a partir das 9 horas, tem as semifinais da competição. E, à noite, a partir das 20 horas, serão realizadas as finais, envolvendo as quatro melhores seleções entre Brasil, Japão, Cuba, Coréia do Sul, Tunísia, Portugal e Argentina.

Nesta sexta-feira (13/05), a partir das 16h, o Brasil volta a competir. A seleção brasileira enfrenta um dos adversários diretos pelo título: Japão. O Brasil está invicto, e atrás do Japão, medalha de ouro no ano passado, pelo número de vitórias.

Após o segundo dia de confrontos (quarta e quinta) a classificação entre as seleções era a seguinte: 1º JPN – 9pts (14v, 10ippons); 2º BRA – 9pts (13v, 11 ippons); 3º CUB – 9pts (10v, 8 ippons); 4º KOR – 6pts (9v, 4 ippons); 5º TUN – 3pts (4v, 4 ippons); 6º POR – 0pts (1v, 1 ippon); e 7º ARG – 0pts (0v, 0 ippon). A seleção brasileira empolgou o publico baiano no segundo dia ao vencer por 5 a 0, a rival argentina, com vitórias de Charles Chibana (66kg), Marcelo Contini (73kg), Felipe Costa (81kg), Bruno Cunha (90kg) e Walter Santos (+90kg).

Agradecimento – Para o peso pesado Walter Santos, a “goleada” sobre os hermanos é a melhor forma de agradecer aos torcedores pelo carinho. “Cada um deixa sua casa e trabalho para estar aqui prestigiando a seleção. A melhor maneira de agradecer é com um resultado como este e mostrando um judô bonito”. O quinto ponto brasileiro na disputa com a Argentina foi suado. Novato na seleção brasileira, Bruno Cunha sentiu por cinco minutos como é a rivalidade. “Eu tive que me esforçar muito, pois, mesmo com o placar em 4 a 0, ele estava dando o máximo pelo seu país. Ficou claro que a missão dele era marcar o ponto de honra dos argentinos, mas, no fim, consegui a vitória”.

Entrando na van, em direção ao hotel, Bruno Cunha disse que a seleção está focada nas vitórias e não se conforma com outro resultado que não seja a medalha de ouro. David Moura, ao seu lado, completa: “Até agora fizemos uma competição quase perfeita A parte mais difícil está por vir, ou seja, as semifinais e finais, no sábado”. O treinador Luiz Shinohara, que ficou até o fim das lutas, observando das arquibancadas os seus futuros adversários, destacou que a sua equipe vem mostrando um bom desempenho, apesar dos desfalques. “Cuba é um adversário difícil, mas nesta sexta-feira (hoje, dia 13) vamos pegar Japão e Coréia do Sul que são também muito fortes”.

Comemoração – A torcida baiana que comparece em bom número ao ginásio do Sesc-Aquidabã comemora as vitórias da seleção e também a oportunidade de ver um judô da melhor qualidade com atletas de nível internacional como Oscar Brayson (Cuba) e Masaru Momose (Japão). O servidor público e praticante de judô, Adailton Costa, disse que não podia perder a chance de prestigiar o evento. “Poucas vezes temos condições de ver de perto atletas do primeiro nível como hoje”. O garoto, de 11 anos, Lucas Alves Nascimento, da Judokatas de Brotas, estava atento às lutas e gostou dos diferentes estilos dos judocas. Fato que deixou a sua mãe, Rita de Cássia, mais orgulhosa e sonhando em ver o menino vestindo ?muito breve- um kimono da Seleção Brasileira.

Para o treinador de judô do Sesc, Jorge Sobreira, o evento promovido pelo Governo do Estado em parceria com a Confederação Brasileira de Judô (CBJ) era tudo que esperava para orientar seus alunos, de maneira mais prática possível. “Reforcei o convite a todos e estou feliz vendo que eles comparecem em massa para assistir e trabalhar na competição. Tenho 40 anos no judô e sempre sonhei em ver este esporte no nível em que se encontra”,
finaliza.

Resultados gerais da competição

1ª Rodada:

CUB 3 x 1 KOR
BRA 4 x 0 TUN
JPN 5 x 0 POR

2ª Rodada:

BRA 4 x 1 POR
CUB 3 x 1 JPN
TUN 4 x 0 ARG

3ª Rodada:

BRA 5 x 0 ARG
KOR 3 x 1 POR
JPN 5 x 0 TUN

4ª Rodada:

CUB 4 x 1 POR
JPN 4 x 0 ARG
KOR 5 x 0 TUN

Tabela de classificação

1º JPN – 9pts (14v, 10ippons)
2º BRA – 9pts (13v, 11 ippons)
3º CUB – 9pts (10v, 8 ippons)
4º KOR – 6pts (9v, 4 ippons)
5º TUN – 3pts (4v, 4 ippons)
6º POR – 0pts (1v, 1 ippon)
7º ARG – 0pts (0v, 0 ippon)


Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe to get the latest posts sent to your email.




Deixe um comentário

Dupla de profissionais de saúde sorrindo, vestindo uniformes, com uma cidade ao fundo e texto promocional sobre saúde.
Banner promocional da JADS FOTO, destacando serviços de fotografia e personalização, incluindo contatos e lista de produtos.
Logo da RFI em português, com as letras 'rfi' em vermelho sobre fundo branco e a palavra 'português' em vermelho, abaixo com uma linha horizontal.
Imagem comemorativa de 19 anos do Jornal Grande Bahia, destacando seu compromisso com jornalismo independente e informação precisa.

Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading