Deputada Graça Pimenta parabeniza o município de Irará que completa 169 anos de emancipação

O município de Irará está completando 169 anos de emancipação política nesta sexta-feira (27/05/2011). A data é marcante para os habitantes da cidade e também para a deputada estadual Graça Pimenta (PR).

“Parabenizo o município de Irará e a população iraraense, desejando-lhes que o progresso possa continuar fazendo parte da história desta cidade tão querida”, felicita a parlamentar.

Como forma de registrar a data comemorativa, a deputada Graça Pimenta apresentou moção de congratulações a Irará na Assembleia Legislativa (AL). No texto, a parlamentar exalta diversos aspectos do município.

Segundo a deputada Graça Pimenta, em meados do século XVI os jesuítas chegaram ao Brasil para catequizar os nativos e adentraram o sertão baiano. Os religiosos chegaram a região onde hoje está localizado o município de Irará e encontraram uma aldeia de índios tapuias.

No local descoberto, que depois foi chamado de Água Fria, os jesuítas fixaram moradia. Naquela época o território pertencia a sesmaria de Garcia D’Ávila. Depois, a extração de minérios e a caça de aborígenes atraíram mais pessoas para o novo território.

Em 1717, Antonio da Fonseca construiu a capela de Nossa Senhora da Purificação dos Campos, que deu origem ao povoado da Purificação dos Campos. Água Fria teve menos destaque econômico do que o povoado da Purificação dos Campos e teve seu território anexado ao povoado, formando município e vila de Nossa Senhora da Purificação dos Campos em 27 de maio de 1842.

Diversas transformações político-territoriais ocorreram e, em 1895, Nossa Senhora da Purificação dos Campos foi elevada à categoria de cidade com o nome de Irará, vocábulo tupi que significa “nascido da lua ou do dia”.

As principais atividades econômicas do município são a agricultura, através do cultivo de mandioca e fumo; a pecuária, através da criação de bovinos; e o comércio atacadista e varejista. As fábricas de farinha também contribuem para a movimentação econômica local.

Um dos ícones da cultura de Irará, cidade que pertence a microrregião de Feira de Santana, é o cantor Tom Zé, integrante do movimento tropicalista nos anos 60. As raízes culturais iraraenses são expressas através do artesanato em cerâmica, samba de roda, reisado, festejo junino e da bata do feijão.

Distante de Salvador cerca de 130 quilômetros e com população de 27.466 habitantes (Censo 2010), Irará tem clima tropical semiárido e relevo variado, com destaque para as serras do Urubu e do Periquito. Os rios Seco e Paramirim cortam a região.

*Com informação: Sérgio Jones


Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe to get the latest posts sent to your email.




Deixe um comentário

Dupla de profissionais de saúde sorrindo, vestindo uniformes, com uma cidade ao fundo e texto promocional sobre saúde.
Banner promocional da JADS FOTO, destacando serviços de fotografia e personalização, incluindo contatos e lista de produtos.
Logo da RFI em português, com as letras 'rfi' em vermelho sobre fundo branco e a palavra 'português' em vermelho, abaixo com uma linha horizontal.
Imagem comemorativa de 19 anos do Jornal Grande Bahia, destacando seu compromisso com jornalismo independente e informação precisa.

Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading