Governo Wagner negocia demandas com os trabalhadores rurais da Bahia

O Governo do Estado começou a discutir, nesta quinta-feira (12/05/2011), com as lideranças do Movimento dos Trabalhadores Assentados e Acampados (Ceta), a Pastoral Rural, o Movimento dos Pequenos Agricultores (MPA) e o Movimento dos Trabalhadores Desempregados, as demandas trazidas pelos grupos, que envolvem questões de regularização de terras, apoio à produção e de licenciamento ambiental das áreas de Reforma Agrária.

Cerca de 1.200 trabalhadores rurais estão acampados na área externa da Secretaria da Agricultura, Irrigação e Reforma Agrária (Seagri), desde segunda-feira (09/05), numa ação que faz parte da estratégia de movimentos anuais de luta pela terra, geralmente no mês de abril. Somente nesta quinta, no entanto, eles começaram a debater as reivindicações, incluídas em uma pauta de 13 itens.

Na reunião, as lideranças apresentaram reivindicações mais pontuais, principalmente as ligadas a apoio à produção, entre as quais, plantio de cajueiros, limpeza de barragens e de aguadas, água para produção, cisternas de enxurrada e conclusão de casas nos acampamentos.

A equipe do governo, que envolveu a Coordenação de Desenvolvimento Agrário (CDA), a Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), a Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrário (EBDA), a Superintendência da Agricultura Familiar, além de representantes da secretarias estaduais da Agricultura e de Relações Institucionais (Serin), esclareceu cada ponto reivindicado pelos movimentos e anunciou uma série de novos projetos já em andamento, que darão suporte aos pedidos de apoio a produção.

Independente da reunião, mais diretamente ligada à Seagri, ficou definido que as lideranças dos movimentos acampados em Salvador terão encontros nesta sexta-feira (13/05) para tratar de questões específicas junto às secretarias do Meio Ambiente (Sema), do Trabalho (Setre) e de Infraestrutura (Seinfra).


Descubra mais sobre Jornal Grande Bahia (JGB)

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.


Avatar de Redação do Jornal Grande Bahia

Valorize o jornalismo crítico, plural, rigoroso e comprometido com a verdade factual, a democracia, o Estado de Direito e o interesse público. Escolha o Jornal Grande Bahia (JGB) como fonte preferida no Google: clique aqui.

Sua confiança também fortalece nosso trabalho: avalie o JGB

Selecione o JGB e receba nossas notícias com mais destaque.


Deixe um comentário


Banner de Carlos Augusto, diretor do Jornal Grande Bahia.
O Jornal Grande Bahia completa 19 anos de atuação contínua no ambiente digital, consolidando-se como referência do jornalismo independente na Bahia. Fundado em 2007, o veículo construiu uma trajetória marcada por rigor editorial, pluralidade temática e compromisso com a informação pública, aliando tradição jornalística, inovação tecnológica e participação qualificada no debate democrático.
Banner da Jads Foto.
Banner de Lula Fotografia.
Banner da RFI.
Banner com tema Assine o JGB no Google.