Governo discute com empresários uso do símbolo de acessibilidade em ônibus

Uma nova roda de conversa para tratar do uso inadequado do símbolo de acessibilidade em ônibus metropolitanos foi realizada, nesta segunda-feira (30), entre representantes da Superintendência dos Direitos das Pessoas com Deficiência (Sudef) e do Conselho Estadual dos Direitos das Pessoas com Deficiência, órgãos vinculados à Secretaria da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos (SJCDH), da Agência Estadual de Regulação de Serviços Públicos de Energia, Transportes e Comunicações da Bahia (Agerba), da Comissão Civil de Acessibilidade de Salvador e das empresas de transporte público.

A reunião foi provocada pela denúncia, em abril, de um membro do Coede à Secretária da Justiça de que algumas empresas estavam utilizando símbolos de acessibilidade em ônibus não adaptados, o que levou a Agerba a notificar as empresas, pedindo que apresentassem os certificados de acessibilidade expedidos pelo Instituto Baiano de Metrologia e Qualidade (Ibametro) ou retirassem os selos.

A reunião serviu para que eles pudessem verificar a melhor forma das empresas de transporte atender aos critérios estabelecidos pelo decreto n° 5.296/2004 para a promoção da acessibilidade das pessoas com deficiência ou com mobilidade reduzida. De acordo com o superintendente da Sudef, Alexandre Baroni, no dia 2 de junho haverá uma nova reunião, dessa vez com representantes do Inmetro, do Ibametro, da Agerba, e do Coede para alinhar os próximos passos.

A disposição das empresas em resolver a questão foi colocada durante a reunião pelo presidente da Associação das Empresas de Transporte Coletivo Rodoviário do Estado da Bahia (Abemtro), Décio Barros. Ele explicou que há um grande interesse por parte das empresas em cumprir todas as regras, pois o objetivo final é atender a todos os passageiros, com ou sem deficiência.

*Com informação: Sérgio Jones


Descubra mais sobre Jornal Grande Bahia (JGB)

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.


Avatar de Redação do Jornal Grande Bahia

Valorize o jornalismo crítico, plural, rigoroso e comprometido com a verdade factual, a democracia, o Estado de Direito e o interesse público. Escolha o Jornal Grande Bahia (JGB) como fonte preferida no Google: clique aqui.

Sua confiança também fortalece nosso trabalho: avalie o JGB

Selecione o JGB e receba nossas notícias com mais destaque.


Deixe um comentário


Banner de Carlos Augusto, diretor do Jornal Grande Bahia.
O Jornal Grande Bahia completa 19 anos de atuação contínua no ambiente digital, consolidando-se como referência do jornalismo independente na Bahia. Fundado em 2007, o veículo construiu uma trajetória marcada por rigor editorial, pluralidade temática e compromisso com a informação pública, aliando tradição jornalística, inovação tecnológica e participação qualificada no debate democrático.
Banner da Jads Foto.
Banner de Lula Fotografia.
Banner da RFI.
Banner com tema Assine o JGB no Google.