Indígenas querem conhecimentos tradicionais e articulação política para a Rio+20

Representante de comunidades nativas no Brasil alertou para os riscos de colocar preços no meio ambiente.

O líder indígena brasileiro Marcos Terena falou em evento nas Nações Unidas, nessa terça-feira, sobre economia verde. Ele disse, em entrevista à Rádio ONU, que as comunidades nativas brasileiras vão levar conhecimentos tradicionais e articulação política para a Rio+20.

“Como vai ser no Brasil, nós queremos levar a sabedoria da nossa ancestralidade e conhecimentos tradicionais. Mas queremos levar também a capacidade política de negociação que estamos construindo em relação ao Banco Mundial, às Nações Unidas e ao Fórum Permanente da ONU”, argumentou.

Pobreza

O evento da ONU, que ocorre em junho 2012, no Rio de Janeiro, vai abordar temas como desenvolvimento sustentável e erradicação da pobreza.

Preço

Terena está em Nova York para participar do Fórum Permanente sobre Assuntos Indígenas, que acontece até o dia 27 de maio. Ele foi um dos palestrantes da reunião paralela sobre economia verde.

No debate, alertou para o risco de se dar preços ao meio ambiente.

“Geralmente, o mundo moderno tem o costume de transformar a natureza, os rios, as águas, o meio ambiente e até mesmo o ar, e qualificar isso em termos de preço, de mercado”, afirmou.

Indústrias

Segundo Terena, a visão indígena de economia verde vai contra esta tendência.

O coordenador acredita ser possível usar recursos da natureza sem alterações profundas, sem a “geração de novos verdes”, como descreveu.

“Nós não podemos assassinar o futuro em nome do desenvolvimento. E as indústrias, grandes centros urbanos e governantes têm que aprender isso com os povos indígenas para que a gente possa gerar então essa possibilidade de um futuro melhor”, afirmou.

No evento, Terena falou ao lado de representantes indígenas de outras regiões e de funcionários do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente, Pnuma.

A ONU estima que haja 370 milhões de indígenas em 90 países do mundo.

*Com informação da Rádio ONU.


Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe to get the latest posts sent to your email.




Deixe um comentário

Dupla de profissionais de saúde sorrindo, vestindo uniformes, com uma cidade ao fundo e texto promocional sobre saúde.
Banner promocional da JADS FOTO, destacando serviços de fotografia e personalização, incluindo contatos e lista de produtos.
Logo da RFI em português, com as letras 'rfi' em vermelho sobre fundo branco e a palavra 'português' em vermelho, abaixo com uma linha horizontal.
Imagem comemorativa de 19 anos do Jornal Grande Bahia, destacando seu compromisso com jornalismo independente e informação precisa.

Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading