Matriz energética da Bahia é destaque no Conselho Estadual do Meio Ambiente

A matriz energética da Bahia foi destaque na 353ª reunião ordinária do Conselho Estadual do Meio Ambiente (Cepram), nesta sexta-feira (29/04/2011). Durante o encontro, que reuniu conselheiros do órgão no auditório da Secretaria da Indústria, Comércio e Mineração (SICM), foi discutida, votada e aprovada a Norma Técnica que prevê o licenciamento ambiental de empreendimentos de geração elétrica a partir de fonte eólica. A iniciativa insere o estado entre os pioneiros na aprovação do instrumento.

O secretário Estadual do Meio Ambiente, Eugênio Spengler, também presidente do Cepram, falou, no inicio da reunião, sobre o que foi noticiado recentemente na imprensa sobre a mudança da poligonal do Parque Estadual de Morro do Chapéu. Sobre o assunto, o secretário adiantou que, em breve, o decreto será revogado. A partir daí, a Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Sema), num prazo de 90 dias, deverá se pronunciar oficialmente sobre a possível mudança na poligonal do Parque.

Spengler defendeu a manutenção do Parque, que deverá reforçar os mosaicos na região, e propôs a criação de uma Reserva Extrativista (Resex) – espaço que garante legalmente a conservação dos recursos naturais, das atividades econômicas e da posse coletiva das terras das populações tradicionais. A Reserva seria instalada na área em que estão localizadas as cavernas do município, local onde foram descobertas uma série de pinturas rupestres. A ideia é que a comunidade quilombola que reside na região acompanhe todo o processo de criação e gestão da Resex.

Matriz energética – Sobre a aprovação da Norma Técnica, que prevê a geração de energia elétrica a partir de fonte eólica, a superintendente de Políticas para a Sustentabilidade da Sema, Kitty Tavares, avaliou a questão de forma positiva. “A norma definirá parâmetros e diretrizes gerais para licenciamento de empreendimentos deste tipo, o que facilita os processos e procedimentos dentro daquela característica de modernizar a tramitação dos processos junto ao órgão executor”, pontuou.

“Com relação à informações mais gerais que tenho, a Bahia pode ser o primeiro estado a aprovar este tipo de instrumento. Isso gera uma expectativa e coloca a Bahia como referência perante outros estados, que desejam saber como estamos trabalhando essa questão”, contou a superintendente, ao ressaltar que, antes de ser aprovada, mesmo com pequenas alterações, a norma passou por um processo de discussão interna, junto à Câmara Técnica de Políticas Públicas, com técnicos e empreendedores, e consultas junto ao Ministério do Meio Ambiente.

Outros dois processos para Termo de Referência da Petrobrás também foram analisados no Cepram, ambos aprovados: a Usina Termoelétrica de Barra do Rocha 1, no município de Barra do Rocha; e o terminal de regaseificação de Gás Natural Liquefeito (GNL) e gasoduto de gás natural, que abrange os municípios de Salvador, São Francisco do Conde, Candeias e São Sebastião do Passé.


Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe to get the latest posts sent to your email.




Deixe um comentário

Dupla de profissionais de saúde sorrindo, vestindo uniformes, com uma cidade ao fundo e texto promocional sobre saúde.
Banner promocional da JADS FOTO, destacando serviços de fotografia e personalização, incluindo contatos e lista de produtos.
Logo da RFI em português, com as letras 'rfi' em vermelho sobre fundo branco e a palavra 'português' em vermelho, abaixo com uma linha horizontal.
Imagem comemorativa de 19 anos do Jornal Grande Bahia, destacando seu compromisso com jornalismo independente e informação precisa.

Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading