Piso de professor da rede municipal é definido pelo MEC. Leia esta e outras notícias da PMFS

O salário dos professores da rede municipal de ensino é estabelecido com base no piso nacional fixado pelo Ministério da Educação.
O salário dos professores da rede municipal de ensino é estabelecido com base no piso nacional fixado pelo Ministério da Educação.

Secretário diz que categoria nunca foi desrespeitada 

O salário dos professores da rede municipal de ensino é estabelecido com base no piso nacional fixado pelo Ministério da Educação e em nenhum momento esse teto foi desrespeitado pelo governo, segundo informou hoje (09/05/2011) o secretário da Fazenda, Wagner Gonçalves. Ele disse que outras reivindicações da categoria já vêm sendo atendidas, em especial quanto à melhoria das condições de trabalho.
A reforma de mais de 100 escolas e construção de novas unidades, implantação do sistema de matrícula digital, aquisição de novos equipamentos e mobiliários, compra de ônibus para o transporte escolar e distribuição de 50 mil kits escolares (fardamento) são algumas realizações citadas pelo secretário. Wagner considera que esses investimentos refletem nas condições de trabalho e na qualidade do ensino.
Sobre o pedido de recomposição salarial, o secretário explicou que o crescimento da folha não pode ser superior a 3%. “Somente com a mudança de referência a previsão de crescimento para este ano é de 4%”, disse, lembrando ainda que o limite estabelecido pela Lei de Responsabilidade Fiscal para gastos com a folha de pagamento é 51,3%.
Todos esses aspectos, de acordo com Wagner Gonçalves, devem ser considerados na negociação com a APLB. Segundo ele, a proposta de reajuste de 5,9%, que contempla o índice de inflação, está dentro do que o Município pode honrar. O secretário lembrou que o piso salarial do professor estabelecido pelo MEC é de R$ 1.187,08 e não R$ 1.597,87, conforme divulgado pela APLB. “O equívoco não está na reivindicação, que é um direito legítimo, mas no valor”, observou.
Desmontagem em ritmo acelerado
 
Empresa tem prazo de 20 dias para retirada de camarotes 
A desmontagem da estrutura da Micareta de Feira de Santana na avenida Presidente Dutra está em ritmo acelerado. Após o término da folia, que aconteceu de 28 de abril a 1º de maio, dezenas de operários da Elite/M4 iniciaram o trabalho de retirada de barracas, arquibancadas e camarotes.
De acordo com o secretário de Cultura, Esporte e Lazer, Euclides Arthur Andrade, a empresa tem um prazo de 20 dias após o encerramento da festa para remover os equipamentos. “A desmontagem está adiantada. Os funcionários da empresa responsável pela montagem estão bem adiantados e estão trabalhando dentro do prazo estipulado para conclusão do trabalho”, afirmou o secretário informando que o prazo se encerra em 12 dias.
O secretário alerta à população que trafega pelo local a redobrar a atenção para evitar a ocorrência de acidentes, uma vez que há o risco de queda de materiais instalados nos canteiros e na beira das pistas.
Nos circuitos Charles Albert e Quilombola, situados na Praça da Kalilândia e Avenida João Durval Carneiro, respectivamente, a desmontagem foi concluída na semana passada, antes do prazo previsto.
Treinamentos sobre a coleta de preventivo
 
Capacitação acontece nesta segunda-feira, no auditório da SMS 
Treinamentos teóricos e práticos sobre a coleta de preventivo, iniciados em abril, continuam sendo promovidos pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS), através do Programa de Assistência Integral à Saúde da Mulher (PAISM), para enfermeiros que atuam nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) e postos do Programa de Saúde da Família (PSF). Nesta segunda-feira (09/05) será realizado um treinamento teórico, a partir das 13h, no auditório da SMS.
Já os próximos treinamentos práticos acontecerão nos PSFs São José II, Conceição I, Conceição II, George Américo I e Feira X-II.  As capacitações percorrem unidades de PSF onde os próprios enfermeiros destacam a necessidade de sua realização. Os treinamentos teóricos são realizados no auditório da SMS, com todos os enfermeiros de UBS e PSF, que se dividem em turmas, para não interferir no funcionamento das unidades.
De acordo com a coordenadora do PAISM, Rita Rios, muitos enfermeiros que começam a trabalhar nas unidades são recém-formados. “Eles saem das faculdades capacitados, mas ainda inseguros. Os treinamentos práticos se revelam então como momentos para esclarecimentos. O profissional é avaliado, ao desenvolver a atividade, e aprende como o procedimento deve ser realizado”, salienta.
Rita Rios destaca, ainda, que a realização dos treinamentos visa garantir a qualificação do atendimento ao paciente. “A equipe estará devidamente preparada para atender o maior número de pessoas, com o acolhimento e atendimento cada vez melhores”, destaca, acrescentando que “outros treinamentos irão abordar o pré-natal e o planejamento familiar”.
Estrutura do Jóia é elogiada
 
Várias autoridades presentes no estádio durante a partida 
A estrutura disponibilizada no estádio Jóia da Princesa para a primeira partida da final do Campeonato Baiano 2011 foi elogiada por várias autoridades que compareceram à praça esportiva na tarde deste domingo (08/05). O confronto entre Bahia de Feira e Vitória foi iniciado às 16h.
No intervalo da partida, o prefeito Tarcizio Pimenta apresentou a Central de Monitoramento ao presidente da Assembléia Legislativa da Bahia, deputado estadual Marcelo Nilo, e ao presidente da Federação Baiana de Futebol (FBF), Ednaldo Rodrigues.  O equipamento está funcionando com 11 câmeras espalhadas por todo o estádio durante a partida.
“Está tudo muito bem organizado, a festa está belíssima, e Feira de Santana está de parabens por esta final”, destacou o deputado Marcelo Nilo. O presidente da FBF observou que a tecnologia utilizada na questão da segurança é um dos principais aspectos positivos na realização do jogo na cidade.
“Tudo no estádio é monitorado pelas câmeras, um esquema de segurança muito bem feito, e uma organização digna de uma grande final como essa”, pontuou Ednaldo. O prefeito Tarcízio Pimenta observou que a estrutura disponibilizada no Jóia da Princesa vem a mostrar a força do futebol do interior.  “O Bahia de Feira hoje representa todos os times do interior”, ressalta.
Várias outras autoridades estiveram presentes no Estádio Jóia da Princesa, como o deputado federal Fernando Torres, deputado estadual José Neto, secretário de Cultura, Esporte e Lazer, Euclides Artur, secretário de Comunicação Social, Fabrício Almeida, e secretário de Prevenção à Violência, Mizael Freitas.

Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe to get the latest posts sent to your email.




Deixe um comentário

Dupla de profissionais de saúde sorrindo, vestindo uniformes, com uma cidade ao fundo e texto promocional sobre saúde.
Banner promocional da JADS FOTO, destacando serviços de fotografia e personalização, incluindo contatos e lista de produtos.
Logo da RFI em português, com as letras 'rfi' em vermelho sobre fundo branco e a palavra 'português' em vermelho, abaixo com uma linha horizontal.
Imagem comemorativa de 19 anos do Jornal Grande Bahia, destacando seu compromisso com jornalismo independente e informação precisa.

Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading