Portugal quer mais parcerias na Cplp para produção de energias renováveis e aponta experiência bem sucedida de cooperação energética com o Brasil.
Portugal quer investimentos e cooperação dos membros da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa, Cplp, para produzir energia a partir do gás metano. A afirmação foi feita nesta quinta-feira, em Nova York, pelo secretário de Estado português do Ambiente , Humberto Rosa.
Após participar da reunião da Comissão da ONU para o Desenvolvimento Sustentável, que vai até esta sexta-feira, o governante português apontou como experiência exemplar na gestão de resíduos o protocolo ativo com o estado do Rio de Janeiro.
Em entrevista à Rádio ONU, Humberto Rosa destacou o potencial das parcerias com o Brasil.
Recursos Genéticos
“O Brasil é por um lado um país que tem hoje uma política muito pró ativa em alterações climáticas, redução de emissões, redução do desmatamento, da desflorestação. E por outro lado, um país mega biodiverso, um país com mais biodiversidade do mundo. Um dos grandes resultados do ano passado, em termos de biodiversidade, foi o chamado regime para o acesso e partilha de benefícios dos recursos genéticos, uma velha reclamação do Brasil e de outros países com muita biodiversidade, “disse.
Emissão de gases
O secretário de Estado do Ambiente lembrou que Portugal atingiu 60% de produção de eletricidade a partir de fontes renováveis.
Em Nova York, a ONU fez um apelo aos governos para que alcancem progressos na negociação de um pacto para a redução da emissão de gases que causam o efeito de estufa, antes da Conferência sobre o ambiente que vai ocorrer na cidade sul-africana de Durban, em dezembro.
*Com informações: Eleutério Guevane | Rádio ONU em Nova York
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




