Os jornais diários menores estão apostando mais na cobrança pelo conteúdo online do que as publicações maiores nos Estados Unidos, informou o Instituto de Jornalismo Reynold (RJI).
Uma pesquisa feita pelo Centro de Pesquisa Social Avançada da Escola de Jornalismo de Missouri, ligado ao RJI, constatou que 46% dos jornais diários americanos com circulação abaixo de 25 mil exemplares cobram de alguma forma pelo conteúdo online. Entre as publicações com circulação acima de 25 mil exemplares, o número é de 24%. Os pesquisadores fizeram 301 entrevistas com editores e analisaram amostras aleatórias dos 1.390 mil diários americanos.
Ultimamente, grandes empresas de mídia têm se questionado se vale ou não a pena cobrar pelo conteúdo online. A implantação de sistemas de cobrança (os chamados “paywalls”) foi bastante discutidadurante o 12º Simpósio Internacional de Jornalismo Online, organizado pelo Centro Knight para o Jornalismo nas Américas nos dias 1 e 2 de abril de 2011, pouco depois de o New York Times começar a cobrar pelo acesso a seu site.
Já os autores da pesquisa A História Até Agora: O que Sabemos sobre o Negócio do Jornalismo Digitalsugerem que a “melhor chance de avançar com os sistemas de cobrança é, provavelmente, por meio de dispositivos que as pessoas possam segurar em suas mãos”. O estudo, divulgado em maio, foi feito peloCentro Tow para o Jornalismo Digital, da Escola de Jornalismo de Columbia.
Mas o levantamento do RJI também constantou que os jornais menores ficam atrás dos maiores em relação à criação de aplicativos para dispositivos móveis. De acordo com a pesquisa, 21% deles ofereciam aplicativos para celulares, contra 62% das publicações com circulação mais alta. Apenas 9% ofereciam aplicativos para tablets, contra 39% dos jornais maiores.
*Com informação: Centro Knight | Por Ian Tennant/AP
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Tumblr (Opens in new window) Tumblr
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram




