O vereador Ewerton Carneiro da Costa (Tom, PTN) informou durante a sessão da Câmara Municipal, na manhã desta terça-feira (07/06/2011), que será apoiado oficialmente pela Igreja do Evangelho Quadrangular de Feira de Santana na próxima eleição para a Casa da Cidadania, em 2012. “Estou muito feliz por ter sido escolhido como representante da igreja”, declarou.
Tom registrou ainda que havia outra pessoa interessada em contar com o apoio da igreja e que inclusive recorreu ao ex-prefeito José Ronaldo de Carvalho para que este interferisse no processo. Mas, segundo o vereador, apesar dessa estratégia, ele conseguiu superar o adversário com aproximadamente 98% dos votos dos pastores da citada denominação durante as prévias. “Não adiantou essa pessoa procurar apoio na esfera política. O que pesou foram os votos da amizade verdadeira”, afirmou.
Ainda sobre o suposto envolvimento de José Ronaldo nesta eleição, Tom lamentou: “fiquei triste porque o ex-prefeito é amigo nosso e saiu pedindo apoio para esta pessoa”. Em seguida, ele fez elogios ao prefeito Tarcízio Pimenta por não ter participado da escolha das lideranças da Igreja do Evangelho Quadrangular. “Parabenizo o prefeito que se comportou com muita sabedoria, não se metendo nesta disputa”.
Ewerton Carneiro também agradeceu aos votos conferidos a ele pela maioria dos pastores da igreja e registrou o apoio dos seis superintendentes da denominação em Feira de Santana. Foram nominados Rita Simoura, Valdomiro Adriano, Necivaldo José de Santana, Pedro Rodrigues, Carlos Leon e Nilton Rodrigues.
Tom rebate Jonas Paulo
Ainda na sessão desta terça, o vereador Tom leu a nota postada no blog Demais, editado pelo jornalista Dimas Oliveira, intitulada “Prefeito de Feira de Santana está morto”. Segundo o texto, o presidente do Diretório Regional do Partido dos Trabalhadores, Jonas Paulo, afirmou: “O prefeito de Feira de Santana está morto. Não sabe nem se será candidato à reeleição. Com tanta denúncia contra ele, Tarcízio Pimenta não se sustenta. Não é candidato de ninguém”.
De acordo com a nota, a declaração foi dada durante plenária do PT realizada na última sexta-feira, dia 3, no auditório do Colégio Luís Eduardo Magalhães, para uma platéia composta por militantes petistas de Feira de Santana e de outras cidades da região. “Fico muito triste, o prefeito se desfilou do DEM, anunciou pacote de obras, novos viadutos, está trabalhando pela cidade e aqui vejo essas palavras terríveis, ridículas”, criticou.
Vice-líder destaca ações do prefeito na área de educação e inclusão digital
O vice-líder da bancada governista, Antônio Carlos Passos Ataíde – Carlito do Peixe (DEM), parabenizou o prefeito Tarcízio Pimenta pela inserção da tecnologia de ponta no sistema de educação da rede pública municipal. O vereador fez referência à inauguração do Centro Digital Drance Mattos de Amorim, na tarde da última sexta-feira (3), no bairro Baraúnas. Segundo o edil, o equipamento dispõe de duas salas com 40 computadores e oferecerá cursos básicos de Informática, além do acesso gratuito a Internet.
Carlito disse também que a Prefeitura disponibilizará transporte gratuito aos estudantes das escolas públicas de outros bairros e da zona rural, como forma de promover a inclusão social e digital da comunidade carente de Feira de Santana.
Na oportunidade, o vereador destacou também a reforma geral da Escola Municipal Paulo Machado, que foi reinaugurada também na última sexta-feira, na comunidade do povoado Pau Seco, no distrito de Humildes. O vice-líder governista concluiu o seu discurso, enfatizando que o prefeito a cada dia que passa vem desenvolvendo obras e projetos de interesse social, em prol do progresso de Feira de Santana e da elevação da qualidade de vida da população.
Maurício retira emenda sobre divulgação de reajuste da tarifa de ônibus
O vereador Maurício Carvalho (PR), líder da bancada governista na Câmara Municipal, retirou, na sessão desta terça-feira (7), emenda de sua autoria ao projeto de lei que dispõe sobre divulgação do reajuste e vigência da tarifa do transporte coletivo em Feira de Santana. O projeto, de autoria do vereador Roberto Tourinho (PSB), tem o objetivo de impedir que a Prefeitura possa colocar em vigor uma nova tarifa de ônibus em um curto espaço de tempo e sem ampla divulgação nos meios de comunicação.
De acordo com a proposta de Tourinho, a administração municipal apenas poderá colocar em vigor a nova tarifa em um prazo de 90 dias após a publicação do decreto legal. A emenda de Maurício determina que após definido o reajuste (pelo Conselho Municipal de Transportes) o Poder Executivo deverá promover a divulgação em um prazo de “até oito dias úteis” a partir da publicação oficial.
“Em entendimento com o autor da matéria, estou solicitando a retirada desta emenda”, disse o líder governista. O vereador Carlos Alberto Costa Rocha – Frei Cal (PMDB) pediu adiamento da discussão da matéria e Maurício pretende apresentar outra emenda, provavelmente propondo modificar o prazo para a vigência de reajuste da tarifa, mas com um outro texto.
“Noventa dias para oito é uma diferença muito grande. Uma emenda pode contemplar, razoavelmente, metade do tempo proposto no projeto”, disse o vereador Roberto Tourinho. Segundo ele, o projeto tem como intenção garantir ao pai de família que possa se programar, alterar o seu orçamento, em um tempo estabelecido, “já que, nos últimos anos, o aumento de ônibus entra em vigor até mesmo em períodos festivos e em um curto espaço depois da aprovação do reajuste”.
O vereador Marialvo Barreto (PT) alertou para a inviabilidade do projeto de Tourinho, mediante a emenda de Maurício. “A emenda mata o projeto, simplesmente”, afirmou, também chamando a atenção para a necessidade de um prazo “razoável” para a vigência do reajuste. “Da forma como foi proposto, com o governo podendo colocar em vigor o novo valor em ‘até oito dias’, permite ao Executivo cumprir a medida em até 24 horas”.
Câmara rejeita projeto que ampliaria meia-passagem entre estudantes
A Câmara Municipal rejeitou na sessão desta terça-feira (7) projeto de lei que propõe ampliar a meia-passagem no transporte coletivo no meio estudantil em Feira de Santana. A proposta do vereador Marialvo Barreto (PT) propiciaria, caso fosse aprovada, estender o benefício a alunos dos cursos de pós-graduação, supletivo, técnico-profissionalizante, pós-médio e de outros enquadrados como ensino à distância, regulamentados pelo Ministério da Educação.
Entre os vereadores presentes à sessão, os oposicionistas Marialvo Barreto, Roberto Tourinho (PSB) e Carlos Alberto Costa Rocha – Frei Cal (PMDB) votaram a favor – Angelo Almeida não estava presente nos trabalhos. Na base governista foram favoráveis à proposta os vereadores Otávio Joel de Araújo – Sargento Joel (DEM) e José Carneiro Rocha (PDT).
O autor da proposta esclareceu que o seu projeto não contemplaria “qualquer curso”, banalizando a meia-passagem. “O benefício está sendo proposto para cursos sobre os quais não se tenha suspeitas de sua regularidade”, afirmou, antes da votação.
Como exemplo, ele mencionou o aluno dos cursos de educação à distância, de nível superior. “Esse estudante, ao contrário do que muitos imaginam, não estuda exclusivamente em casa; ele também precisa se deslocar e não apenas nos dias específicos de aula presencial. Quase todos os dias o aluno tem que ir estudar em biblioteca ou em atividades diversas e são pessoas de baixo poder aquisitivo, muitas delas pobres, efetivamente”, afirmou.
Para Marialvo, o prefeito Tarcízio Pimenta, que foi professor antes de exercer a medicina, deveria aprovar a medida. “Não tenho dúvida de que se a matéria for aprovada, ele vai sancionar”, disse o petista, em seu discurso.
O vereador Frei Cal argumentou que em Feira de Santana cursos técnicos são uma realidade, assim como o ensino superior à distância. “O prefeito Tarcízio Pimenta tem feito um discurso voltado para avanços na educação. Existe farta propaganda a esse respeito. O governo, portanto, não pode orientar a sua bancada a ir na contra-mão, rejeitando uma proposta desse nível”, advertiu.
Para Roberto Tourinho, não haveria argumento convincente para se votar contra o projeto, “que atende a interesses da comunidade”. Citou como exemplo o seu próprio caso. Ele já era graduado em Direito e fez um curso, de Jornalismo. “Era estudante do mesmo jeito e teria, caso fosse necessário, o direito de obter esse benefício”.
Ele disse que muitos estudantes trabalham no comércio ou na indústria, mas procuram se capacitar, freqüentando cursos técnicos ou faculdade. Pagam caro, comprometendo quase toda a sua renda para bancar o curso. E ainda tem que pagar a passagem de ônibus. Com esta lei, essas pessoas serão beneficiadas de forma justa”.
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




