Tudo pronto para mais uma edição do Bando Anunciador da Festa de Senhora Santana que acontece domingo (3), a partir das 7 horas da manhã, com desfile saindo do Centro Universitário de Cultura e Arte (Cuca). Na noite dessa quinta-feira foi realizada a mesa redonda “O Bando Anunciador, Memórias e Experiências”, reunindo o advogado Helder Alencar e a empresária Ozana Barreto.
Juntamente com a participação de pessoas da comunidade e do reitor José Carlos Barreto, da Universidade Estadual de Feira de Santana, eles falaram das experiências vividas no Bando e as características originais do festejo. A iniciativa integra o projeto de resgate cultural da região
O Projeto Bando Anunciador da Festa de Santana é também o mote para discutir as questões que envolvem a cidade, seus valores e identidade. De acordo com Celismara Gomes, diretora em exercício do Cuca, a iniciativa possibilita não somente reviver um momento que marcou época a história de Feira de Santana, mas também “repensar a cidade do ponto de vista cultural”.
Além da mesa redonda, na noite dessa quinta-feira foi lançada a exposição fotográfica “O Bando Anunciador registro iconográfico 2010 e memórias dos anos 1970”. A mostra reúne trabalhos de George Lima, Beto Souza, Juraci Dórea.Aldo Lima, Tomaz Coelho e Arlindo Washingto.
Toda essa programação tem como objetivo preparar o desfile do Bando Anunciador, resgatado pelo Cuca/Uefs em 2007. Domingo, o desfile do Bando Anunciador foi percorrer a rua Conselheiro Franco (antiga rua Direita), passando pela Igreja dos Remédios até a praça Fróes da Mota, retornando pela rua Direita, praça da Bandeira, rua Marechal Deodoro, Beco do Mocó e praça da Matriz, encerrando no Cuca.
O desfile, que tem como característica maior a irreverência, além de muita alegria e animação, reúne mascarados, baianas com suas indumentárias típicas, e um grande número de populares que percorrem as ruas centrais da cidade, ao som de zabumba e do espocar de foguetes e fogos de artifício.
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




