A deputada estadual Graça Pimenta (PR) apresentou projeto de lei na Assembleia Legislativa (AL) que ampara os estudantes disléxicos da rede pública de ensino do Estado. A dislexia é um distúrbio resultante de disfunções cerebrais, manifestadas por perturbações no aprendizado, consistindo numa condição genética hereditária.
Os portadores de dislexia têm dificuldades na associação do som à letra e costumam trocá-las ou escrevê-las na ordem inversa. As limitações na escrita do estudante são notadas por uma enorme diferença entre o conhecimento transmitido pelo professor e o saber adquirido pelo aluno. A evasão escolar é consequência deste processo, uma vez que os disléxicos sofrem com a sensação de fracasso.
“Adotar medidas que auxiliem os portadores de dislexia nas escolas públicas estaduais é um ato de relevante caráter social. O projeto visa possibilitar uma melhoria no sistema de ensino e uma educação de maior qualidade, tendo como conseqüência a promoção da cidadania entre os estudantes que possuem o distúrbio”, justifica Graça Pimenta.
Vale ressaltar que a dislexia não é resultado de má-alfabetização, desatenção, desmotivação ou falta de inteligência, mas sim de uma condição genética. No momento, cerca de 15% da população mundial é portadora do distúrbio.
A proposta da deputada Graça Pimenta é que as escolas possuam equipes multidisciplinares especializadas para a realização de diagnósticos precisos. As equipes deveriam ser formadas por profissionais, como psicólogos, fonoaudiólogos e psicopedagogos. Caso necessário, oftalmologistas e neurologistas também seriam consultados.
Conforme a parlamentar, os professores também deveriam ser capacitados para identificar sinais da dislexia em seus alunos. “Parte significativa da rede educacional pública e particular não está capacitada para este desafio. Daí, capacitar os educadores é importante. Os portadores de dislexia, quando diagnosticados cedo, dão início ao tratamento de forma a apresentarem menor dificuldade ao ler e escrever”, revela Graça Pimenta.
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




