Governo Municipal realiza manutenção no CIS
A Prefeitura de Feira de Santana deu início a diversas ações de manutenção no Centro Industrial do Subaé (CIS) na manhã desta segunda-feira (11/072011). As intervenções começaram com os serviços de capinação na avenida Sudene e revisão da iluminação em toda área do equipamento.
A previsão é que os trabalhos sejam concluídos dentro de 60 dias. Os serviços de capinação estão sendo executados por agentes de limpeza da Secretaria Municipal de Serviços Públicos (Sesp), com o auxílio de pá carregadeira e duas caçambas. Ainda nesta segunda-feira serão substituídas quatro lâmpadas queimadas da avenida Sudene e funcionários da Sesp vão percorrer toda a área à noite para verificar outras necessidades.
Segundo o prefeito Tarcízio Pimenta, as intervenções visam melhorar a estrutura do CIS, embora entenda que a responsabilidade é do Centro Industrial. “A Prefeitura não está se eximindo de manter parceria com o Estado, nem de acompanhar os problemas do nosso Município”, afirma. Tarcízio Pimenta acrescenta que visitou o CIS no último sábado (9) acompanhado de secretários municipais.
O diretor de Iluminação Pública da Sesp, Silvio Moreira, esteve no local no domingo para averiguar as condições da avenida Sudene. No que se refere à área verde, o diretor do Departamento de Parques e Jardins, Jurandi Borges, informa que vai avaliar toda a área e tomar as providências necessárias. “A arborização é forte e, provavelmente, precisa de poda”, ressalta.
Os secretários municipais de Serviços Públicos, Luiz Araújo, de Desenvolvimento Urbano, José Pinheiro, e de Agricultura e Recursos Hídricos, Ozeny Moraes, também acompanharam o prefeito Tarcízio Pimenta em visita ao CIS nesta segunda-feira.
Feira registra redução de casos de dengue
O número de casos confirmados de dengue em Feira de Santana foi reduzido neste primeiro semestre de 2011, comparando-se com o mesmo período de 2010. Conforme dados da Divisão de Vigilância Epidemiológica (Viep), da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), de janeiro a junho deste ano foram confirmados 786 casos de dengue clássico e dois de dengue com complicações. No mesmo período do ano passado foram registrados 1.215 e 18, respectivamente.
Já o número de notificações aumentou. No primeiro semestre de 2011 foram notificados 2.761 casos, enquanto que em 2010 foram 2.333 casos. De acordo com a chefe da Viep, Janice Estrela, o aumento de notificações revela que as equipes de saúde estão atuando mais. “Os agentes de endemias, assim como os profissionais que atuam nas unidades de saúde, estão mais sensibilizados e atentos. Por isso, suspeitam e notificam em um volume maior”, avalia.
Janice Estrela observa que somente se conhece o perfil epidemiológico da doença quando se notifica. “É através da notificação que se torna possível monitorar, avaliar o agravo e quebrar a cadeia de transmissão da doença. Antes disso, é necessário realizar o diagnóstico clínico ou laboratorial, para saber se é dengue ou não”, explica.
Mesmo havendo redução no número de casos confirmados, lembra Janice Estrela, os cuidados devem continuar sendo redobrados, devido à incidência de chuvas no inverno. “A combinação entre água limpa e parada, mais chuvas freqüentes, é perfeita para a proliferação dos criadouros do mosquito transmissor da doença, o Aedes aegypti. Por isso, qualquer utensílio que possa acumular água deve ser retirado dos quintais”, recomenda.
Seprev adquire móveis e equipamentos
A comunidade feirense será beneficiada com uma moderna estrutura voltada para a segurança pública, através da implantação da nova sede da Secretaria de Prevenção à Violência e Promoção dos Direitos Humanos (Seprev). Os móveis e equipamentos tecnológicos que serão utilizados para melhor atender a população já foram adquiridos por meio de licitação pública 084/2011, realizada no mês de maio.
Segundo o secretário da Seprev, Mizael Freitas, o prédio será entregue no início do mês de agosto. “Nossa expectativa é que o imóvel seja entregue o mais rápido possível. O mastro onde serão colocadas as bandeiras do Brasil, Bahia, Feira de Santana e Seprev já está pronto. Vamos colocar a fachada com as cores do brasão da Prefeitura e o nome da secretaria”, ressalta.
O secretário ainda informa que será instala no local a Central de Vídeo Monitoramento visando melhorar a segurança do município. Os serviços de pintura, colocação de piso, substituição de portas, levantamento de paredes, laje, instalação das redes elétrica e hidráulica já foram concluídos.
A sede ainda vai abrigar a Guarda Municipal, Corpo de Bombeiros, Polícias Militar, Civil e Rodoviária Federal, o SAMU, Secretaria Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT), além do Disque Denúncia e um Call Center Municipal para registro de queixas da população. A nova sede da Seprev vai funcionar na rua Castro Alves, nº 1038, Centro.
Sobram vagas para exame de mamografia
Diferente da realidade de várias cidades do país, onde as mulheres encontram dificuldades para realizar a mamografia, em Feira de Santana sobram vagas. A cota mensal disponibilizada pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS) é de 4.500, mas apenas são realizados cerca de 3 mil exames.
Para impedir que muitas vagas continuem ociosas, a SMS está incentivando as unidades de saúde a promoverem ações de impacto junto à comunidade, visando atrair o público feminino acima de 40 anos e, sobretudo, alertar sobre a necessidade da realização da mamografia, exame útil para detectar o câncer de mama.
De acordo com a diretora de Gestão da Rede Própria, Gilberte Lucas, a Prefeitura disponibiliza cinco locais para realização da mamografia – Centro de Pesquisa e Assistência em Reprodução Humana (Ceparh), Centro Municipal de Diagnóstico por Imagem (CMDI) Dr. Luiz Eugênio Laurine, Instituto de Mastologia (IMA), Hospital D. Pedro de Alcântara (HDPA) e Hospital Geral Clériston Andrade (HGCA).
Segundo Gilberte Lucas, apesar da SMS oferecer uma rede ampla, muitas mulheres não se interessam em realizar o exame. “Por isso, as equipes que atuam no Programa de Saúde da Família (PSF) estão sendo orientadas a executar a busca ativa na comunidade e fazer a triagem, para identificar mulheres que devem se submeter ao exame”, destaca.
O PSF Conceição II já tem data definida para promover as ações de impacto. Conforme o enfermeiro da unidade, Celimário Rodrigues da Silva, no dia 3 de agosto a equipe vai fixar cartazes em estabelecimentos do bairro e distribuir folders informativos. “Durante as visitas domiciliares, os agentes comunitários de saúde vão identificar mulheres que se enquadram no perfil para fazer o exame”, informa.
Ainda de acordo com o enfermeiro, a unidade possui cota mensal de 30 exames e sobram mensalmente de 10 a 15 vagas. “A mulher feirense não encontra dificuldades para conseguir realizar o exame”, ressalta.
Informática para terceira idade no Centro Digital
Centenas de pessoas da terceira idade têm recebido noções de informática no Centro Digital Drance Mattos de Amorim, situado no bairro Baraúnas. Na oportunidade, eles têm orientações sobre a utilização dos computadores, acesso à internet, criação de e-mail e informações na área de informática.
Segundo a coordenadora da instituição, Margareth Ribeiro, há uma grande demanda da terceira idade em receber orientações e interagirem na área da informática. “Hoje a média é de 257 alunos inscritos com idade acima dos 40 anos. Ao todo, temos 518 alunos nos três turnos”, afirma. A coordenadora acrescenta que “as aulas têm sido muito produtivas. Muitas pessoas não tinham acesso algum à informática e agora estão tendo os primeiros cliques”.
Um dos alunos do curso é o aposentado José Pereira, 55 anos. Sem condições de manter as despesas de um curso de informática, ele encontrou no Centro Digital a oportunidade de aprender e realizar um sonho.
“Quando fui informado sobre o Centro Digital, vi que era a chance para eu receber as noções. Já sei ligar e desligar o computador e estou aprendendo a usar as outras ferramentas. Isto representa uma grande conquista na minha vida”, revela.
Também estudante, a auxiliar administrativa Rita de Cássia Borges procurou se aperfeiçoar em razão do trabalho e por interesse próprio. “Tinha vontade de aprender há muito tempo, mas só agora tive a oportunidade. Estou nas primeiras aulas e já estou gostando”, declara.
O Centro Digital Drance Mattos de Amorim está com 18 turmas, sendo que cada uma delas possui 19 alunos. As pessoas interessadas em inscrever-se no Centro precisam apresentar comprovante de residência, fotocópia da Carteira de Identidade e do CPF. As aulas acontecem das 8h15 às 12 horas, das 13h30 às 17h40 e das 18h30 às 22 horas. Mais informações através do telefone (75) 3614 9806.
Leia +
Em Feira de Santana as praças Monsenhor Renato Galvão e Padre Ovídio serão reformadas
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




