Semana de Ciência e Tecnologia terá circuito nas universidades baianas

Professores e pesquisadores de todo o Brasil vão estar na Bahia durante evento de popularização da ciência

O professor de Matemática Wellington Ferreira Pires, diretor do colégio estadual Luís Rogério de Souza, em Plataforma, implantou, com a ajuda dos alunos, um sistema de captação de água da chuva e com isso reduziu a conta da escola em mais de 50%.

A ideia agora é implantar um projeto de transformação de energia solar em eletricidade, por isso o professor participou, nesta terça-feira, 27, da reunião de lançamento da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), que aconteceu na sede da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (SECTI). Participaram do evento professores de universidades e diretores de escolas públicas e particulares de Salvador, que conheceram as principais novidades da SNCT, que será realizada de 17 a 23 de outubro, com o tema: “As mudanças climáticas, desastres naturais e prevenção de riscos”.

A reunião foi aberta pelo secretário estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação, Paulo Câmera, que ressaltou o empenho da secretaria em fazer com que a popularização da ciência não aconteça só durante uma semana, mas o ano todo. “O futuro Parque Tecnológico, por exemplo, terá um espaço voltado para que os jovens possam conhecer de perto o que está sendo produzido na Bahia em termos de ciência e tecnologia”, destacou o secretário.

Em seguida, a superintendente de Desenvolvimento Científico e Tecnológico da SECTI, Liliane de Queiroz, apresentou as principais novidades da SNCT, que inclui o circuito das universidades, feira de ciências, video-aulas nas escolas e Centros Digitais de Cidadania (CDCs) e visita aos estabelecimentos de ensino da rede pública dos ônibus Ciência na Estrada (Fiocruz) e Ciência Móvel (Uneb).

No circuito das universidades, professores e pesquisadores de alto nível de todo o Brasil vão estar na Bahia debatendo ideias e apresentando pesquisas sobre ciência e tecnologia, além da discussão sobre o tema da SNCT deste ano. “O principal objetivo dessas ações é mobilizar a população, em particular os jovens, para atividades relacionadas à ciência e tecnologia, valorizando a criatividade, atitude científica e inovação”, ressalta Liliane, que pretende criar um fórum permanente para aproximar os estudantes dos pesquisadores baianos.

A professora de português Leda Freire, da escola estadual Jenny Gomes, em Piatã, destaca a importância desses encontros para estimular a ciência nos estabelecimentos da rede pública. “O ensino da língua portuguesa é fundamental para uma apresentação correta dos relatórios e conclusões de pesquisa”, destaca a professora.


Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe to get the latest posts sent to your email.




Deixe um comentário

Dupla de profissionais de saúde sorrindo, vestindo uniformes, com uma cidade ao fundo e texto promocional sobre saúde.
Banner promocional da JADS FOTO, destacando serviços de fotografia e personalização, incluindo contatos e lista de produtos.
Logo da RFI em português, com as letras 'rfi' em vermelho sobre fundo branco e a palavra 'português' em vermelho, abaixo com uma linha horizontal.
Imagem comemorativa de 19 anos do Jornal Grande Bahia, destacando seu compromisso com jornalismo independente e informação precisa.

Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading