Auro Ida, fundador e colunista do site MidiaNews, morreu após levar seis tiros no dia 22 de julho; segundo colega, apesar de escrever sobre temas “polêmicos”, polícia trabalha com hipótese de crime passional.
A diretora-geral da Unesco, Irina Bokova, condenou nesta sexta-feira o assassinato do jornalista brasileiro Auro Ida. Ele foi morto no dia 22 de julho, na cidade de Cuiabá.
Segundo Bokova, “o uso da violência para impedir jornalistas de exercerem o direito básico da liberdade de expressão é inaceitável” e afirmou ser “essencial que as autoridades levem os assassinos à justiça”.
Motivação
Auro Ida, 53 anos, era o fundador e colunista do site MidiaNews. Ele e a namorada estavam no carro, na periferia de Cuiabá, capital do Mato Grosso, quando foram abordados por um rapaz, que pediu para a mulher sair do veículo e entrar em casa. Auro Ida foi morto à queima roupa com seis tiros. O autor dos disparos fugiu em uma bicicleta.
Em entrevista à Rádio ONU, de Cuiabá, o editor do site MidiaNews, Antônio de Souza, contou que Auro Ida escrevia sobre assuntos “polêmicos”.
Críticas
“Ele era um repórter bastante conhecido e polêmico. As matérias eram sobre assuntos diversos, política de um modo geral, principalmente partidária. E ele não deixava de criticar alguns fatos na área”, explicou.
Apesar do teor das reportagens que escrevia, Antônio de Souza afirma que a polícia trabalha com uma outra linha de investigação: a de crime passional.
Outros Casos
“A polícia nunca admitiu a hipótese de crime político. Ela trabalha com a hipótese de crime passional”, disse.
A nota de pesar da Unesco lembra ainda que segundo o Comitê de Proteção dos Jornalistas, Auro Ida foi o quarto profissional de imprensa assassinado neste ano no Brasil.
*Com informações: Radio Onu
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Tumblr (Opens in new window) Tumblr
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




