Vila Militar do Rio de Janeiro inaugura Espaço Cultural Sérgio Vieira de Mello

O brasileiro Sérgio Vieira de Mello em reunião do Conselho de Segurança da ONU de 22 de julho de 2003. Na época, ele era o Representante Especial do Secretário-Geral da ONU para o Iraque. Vieira de Mello morreu em 19 de agosto do mesmo ano, num atentado terrorista contra a sede das Nações Unidas em Bagdá.
O brasileiro Sérgio Vieira de Mello em reunião do Conselho de Segurança da ONU de 22 de julho de 2003. Na época, ele era o Representante Especial do Secretário-Geral da ONU para o Iraque. Vieira de Mello morreu em 19 de agosto do mesmo ano, num atentado terrorista contra a sede das Nações Unidas em Bagdá.

Iniciativa, que homenageia funcionário da ONU morto em 2003 no atentado terrorista de Bagdá, abriga mostras e estande da campanha UNA-SE pelo fim da violência contra as mulheres, das Nações Unidas.

Foi inaugurado, nesta segunda-feira, o Espaço Cultural Sérgio Vieira de Mello, na Vila Militar, zona oeste do Rio de Janeiro. O objetivo é proporcionar acesso à cultura numa das regiões menos favorecidas da cidade.

O espaço homenageia o ex-alto comissário de Direitos Humanos da ONU, assassinado num atentado a bomba, em Bagdá, em 2003.

Cultura Local

O local vai abrigar exposições, campanhas e outras iniciativas das Nações Unidas. A mostra “Esporte, Desenvolvimento e Paz”, que inaugurou o espaço, retrata o trabalho dos boinas-azuis brasileiros no Haiti.

Nesta entrevista para a Rádio ONU, o coronel Pedro Pessôa, comandante do Centro Conjunto de Operações de Paz do Brasil, falou sobre a importância do entendimento da cultura local para o sucesso das missões de paz.
“A cultura em si é algo fundamental no preparo intelectual do peacekeeper, do soldado da paz, portanto, o centro se sentiu na obrigação de oferecer à sociedade esse volume de informações úteis que a ONU disponibiliza, mas que ainda é muito pouco conhecido do público em geral.”

Marechal Rondon

O Espaço Sérgio Vieira de Mello é de multiuso, e abriga também a exposição permanente “Rondon, o Marechal da Paz”.

No local, há oportunidades para aulas, prática esportiva e eventos, onde a Entidade das Nações Unidas para a Igualdade de Gênero e o Empoderamento das Mulheres, ONU Mulheres, montou o estande “UNA-SE pelo fim da violência contra as mulheres”.
A coordenadora de Projetos da ONU Mulheres, Júnia Puglia, comentou a parceria com os militares.

Clareza

“Significa que essas pessoas vão sair para suas missões com mais clareza de como abordar a questão de gênero nos lugares onde elas estão, para ter uma visão diferenciada da situação de mulheres e homens e como lidar e como abordar os temas específicos de mulheres e homens, especialmente de mulheres que são ainda um grupo mais vulnerável nessas situações.”

A promoção da campanha durante os Jogos Mundiais Militares é o primeiro resultado de uma parceria da entidade com as Forças Armadas brasileiras.

*Com informações da Rádio ONU


Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe to get the latest posts sent to your email.




Deixe um comentário

Banner da Prefeitura de Santo Estêvão: Campanha Encerramento do Projeto Verão 2026.
Dupla de profissionais de saúde sorrindo, vestindo uniformes, com uma cidade ao fundo e texto promocional sobre saúde.
Banner promocional da JADS FOTO, destacando serviços de fotografia e personalização, incluindo contatos e lista de produtos.
Logo da RFI em português, com as letras 'rfi' em vermelho sobre fundo branco e a palavra 'português' em vermelho, abaixo com uma linha horizontal.
Imagem comemorativa de 19 anos do Jornal Grande Bahia, destacando seu compromisso com jornalismo independente e informação precisa.

Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading