ADAB disponibiliza laboratório para exames em defesa agropecuária

Com o objetivo de ampliar a capacidade de realização de exames e diagnóstico contra enfermidades na agropecuária do Estado, o Laboratório de Sanidade Animal (Ladesa) da Secretaria da Agricultura vem aumentando sua atuação. Criado através de convênio entre Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab) e Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola (EBDA), a unidade oferece suporte às ações dos programas de sanidade animal do Estado, aos médicos veterinários, com a realização de exames laboratoriais com qualidade, segurança e rapidez, sem a necessidade do envio de material para outros estados.

Em julho, o Ladesa incluiu a análise de material para diagnóstico de Ectima Contagioso, doença que acomete os caprinos e ovinos. “Como não precisamos enviar material para fora do Estado, o diagnóstico se torna mais ágil, viabilizando a consolidação de um sistema de defesa agropecuária mais eficiente”, enfatiza o diretor geral da Adab, Paulo Emílio Torres.

Entre os diagnósticos laboratoriais de rotina processados pelo Ladesa estão: Anemia Infecciosa Eqüina (AIE), Brucelose Ovina, Caprino Artrite-Encefalite (CAE), Leucose Enzoótica Bovina, sorologia para Babesia SP através de ELISA, além de pesquisa de salmonella e coliformes totais em sangue, fezes, e leite, e parasitas intestinais de ruminantes. “Também pretendemos implementar diagnóstico microbiológico e parasitológico de patologias apícolas e das principais enfermidades do camarão através de técnicas de biologia molecular”, adianta o coordenador do Ladesa, Jorge Ribas.

A Adab pretende ainda este ano ampliar o credencimento do Ladesa, junto ao Ministério da Agricultura para os diagnósticos de Brucelose Bovina e Mormo dos Eqüídeos. Ainda na área de defesa, o laboratório de sanidade vegetal contempla as culturas do Abacaxi, Citros, Maracujá, Palma, Manga, Lichia, Palmeira, Banana, Mamona, gramíneas, roseira, fícus e helicônia. Também são realizados outros diagnósticos de resíduos de agrotóxicos no mamão e na manga, além de análise laboratorial através de drip teste para avaliar o teor de umidade na carne e no frango.

Mais informações sobre o Ladesa podem ser obtidas pelo telefone 3116-8432 ou 8452, ou através do email laboratório.adab@adab.ba.gov.br. O Ladesa funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h30 às 17h na Avenida Ademar de Barros, 967, Ondina, na Central de Laboratórios da Agropecuária (CLA).


Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe to get the latest posts sent to your email.




Deixe um comentário

Carlos Augusto, diretor do Jornal Grande Bahia.
O Jornal Grande Bahia completa 19 anos de atuação contínua no ambiente digital, consolidando-se como referência do jornalismo independente na Bahia. Fundado em 2007, o veículo construiu uma trajetória marcada por rigor editorial, pluralidade temática e compromisso com a informação pública, aliando tradição jornalística, inovação tecnológica e participação qualificada no debate democrático.
Banner da Jads Foto.
Banner de Lula Fotografia.
Banner da RFI.

Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading