2ª etapa contra pólio começa nesta terça-feira
A segunda etapa da Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite será iniciada em Feira de Santana nesta terça-feira (9). Todas as Unidades Básicas de Saúde e postos do Programa de Saúde da Família (PSF) disponibilizarão a dose da vacina das 8 às 17h. O Dia Nacional de Mobilização, chamado Dia “D”, acontece no sábado (13), e deve envolver aproximadamente 500 profissionais de saúde.
A vacina contra a poliomielite (paralisia infantil) deve ser aplicada em todas as crianças menores de 5 anos vacinadas na primeira etapa da campanha, realizada de 13 de junho a 22 de julho. Em Feira de Santana, foram imunizadas na primeira etapa 39.434 crianças, que corresponde ao percentual de cobertura de 93,61%. A meta do Ministério da Saúde era alcançar 95% de cobertura vacinal no público alvo. A mesma meta será mantida para a segunda etapa da campanha.
Conforme a chefe da Divisão da Vigilância Epidemiológica, Janice Estrela, devem ser imunizadas no município 42.127 crianças. Ela destaca a importância da campanha e aponta as contra-indicações. “O objetivo é manter o país livre da doença, cujo último caso foi registrado em 1989. Não existe contra-indicação para aplicação da pólio oral. Ela apenas deve ser evitada ou adiada nos casos de febre acima de 38ºC, diarréia, vômito, hipersensibilidade a algum componente da vacina e reação alérgica”, explica.
No Dia D da campanha, a vacinação será disponibilizada em todos os 83 postos do Programa de Saúde de Família (PSF), 15 Unidades Básicas de Saúde (UBS) e postos volantes. “Locais estratégicos, que concentram grande público, como as três Estações de Transbordo – Central, Norte e Sul, supermercado Todo Dia (avenida Senhor dos Passos), Hiper Bompreço (Boulevard Shopping) e Hiper G Barbosa serão utilizados como postos volantes”, informa Janice Estrela.
Sesp contabiliza 77 notificações em julho
A Secretaria Municipal de Serviços Públicos (Sesp), através do Núcleo de Fiscalização, contabilizou durante o mês de julho um total de 77 notificações referentes a terrenos abandonados e descarte irregular de lixo. Durante o mês também foram registrados seis autos de infração e 30 solicitações atendidas.
De acordo com a diretora do Núcleo de Fiscalização da Sesp, Danusa Luna, a Lei Municipal 1613/92 dispõe que todo proprietário de terreno deve manter não só o terreno, bem como passeio e mediações limpos, livre de matos, entulho e água estagnada. “Não obedecendo à lei é emitido uma notificação com multa no valor de R$ 159,20”, informa.
As ações estiveram concentradas em diversos bairros do município a exemplo do Tomba, Santa Mônica, Sobradinho, Brasília, Caseb, além dos conjuntos Feira IX e Feira X. O Núcleo de Fiscalização trabalha recebendo denúncias da comunidade através do telefone 3602-8124 e na sede da Sesp, localizada na Rua Tupinambás s/n, São João.
Violência nas escolas em debate
Diretores e vices da rede municipal e estadual de ensino reuniram-se na manhã desta segunda-feira (8) para debater a violência nas escolas, no auditório do Colégio Modelo Luís Eduardo Magalhães. O objetivo do encontro é criar um projeto de pesquisa para identificar as causas do problema e traçar soluções.
De acordo com o secretário da Seprev, Mizael Santana, este é o primeiro ciclo de muitos que virão. “Precisamos criar políticas públicas eficazes para combater a violência na base escolar e familiar. Através do projeto vamos analisar os fatores que influenciam os alunos a praticar certos atos, como por exemplo, o bulling que tem sido um dos assuntos mais discutidos atualmente”, afirmou.
Mais de 200 pessoas participaram do encontro, dentre elas representantes da Polícia Militar e Ministério Público. O 1º Ciclo de Debates é uma realização das secretarias municipais de Educação (Seduc) e de Prevenção à Violência e Promoção dos Direitos Humanos (Seprev), em parceria com o Núcleo Interdisciplinar de Estudos da Violência e Saúde (Nievs) da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs).
Iluminação na Santa Mônica II
Em clima de muita festa, a população do bairro Santa Mônica II comemorou na noite desta segunda-feira (8) a entrega da rede de energia elétrica na localidade. Foram instalados 16 pontos de iluminação em três ruas. O serviço foi inaugurado pelo prefeito Tarcízio Pimenta, com a presença de vereadores, secretários municipais e moradores do bairro.
São 11 pontos de iluminação instalados na rua Leoni Soares, três na rua Valdeni Júnior e outros dois na travessa Valdeni Júnior. Ao entregar a rede elétrica à comunidade, o prefeito lembrou que os moradores do local sofriam há 14 anos com os problemas relacionados a falta de iluminação pública e fornecimento de energia elétrica.
“Quando tivemos aqui, há quatro meses, os moradores estavam ameaçados de perder a energia elétrica. Mas fomos ágeis e hoje esse direito do cidadão está garantido. Iluminação pública é segurança para as pessoas”, pontuou. Na oportunidade, Tarcízio destacou o interesse em expandir obras para a Santa Mônica II. “Vamos ver a questão de se estabelecer água aqui. Assim como ver a questão habitacional e social. Estamos calçando dez ruas”, lembrou.
O vereador José Carneiro também recordou as dificuldades enfrentadas pelos moradores. “Existiam aqui postes de madeira, e cada morador tinha que puxar um gato para sua casa para ter energia elétrica. Só haviam ligações clandestinas. Me comprometi a trazer o prefeito aqui para solucionar essa situação, e esse dia chegou. Em nome desse povo, agradeço ao nosso prefeito”, ressaltou.
A moradora Valéria dos Santos relatou as dificuldades enfrentadas por todos que residem na localidade. “A gente vivia aqui uma situação precária, as ruas totalmente escuras, a gente sentia o medo das pessoas em ficarem sem energia a qualquer momento, além do risco que as ligações clandestinas trazem. A partir de hoje estamos vivendo uma nova fase em nossas vidas”, observou.
Estiveram presentes os secretários municipais: Luiz Araújo (Serviços Públicos), José Pinheiro (Desenvolvimento Urbano), Ozeny Moraes (Agricultura e Recursos Hídricos), Gerusa Sampaio (Desenvolvimento Social), Fabrício Almeida (Comunicação Social), Gilberto Rui Souza (Habitação); além dos vereadores: Roque Pereira, Luis Augusto de Jesus e David Neto.
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




