A mortandade de peixes no espelho d’água do Parque da Lagoa Erivaldo Cerqueira, localizado às margens da avenida Centenário, também foi constatada na manhã deste sábado (13). Na sexta-feira a lagoa recebeu dejetos proveniente da rede de esgoto do bairro Campo Limpo, após a danificação do tampão em decorrência da passagem de veículos.
Para evitar que o esgoto seguisse pela rua, moradores fizeram um desvio e os dejetos foram parar na lagoa. Dezenas de peixes já morreram por conta da poluição. Na manhã deste sábado, as aves que vivem no Parque da Lagoa foram removidas para o Parque da Cidade Frei José Monteiro Sobrinho.
De acordo com o secretário de Agricultura e Recursos Hídricos, Ozeny Moraes, a medida visa proteger os animais. “Mesmo não sendo detectado nenhum problema com as aves, decidimos retirar esses animais do Parque da Lagoa até que todo o processo de oxigenação seja concluído. São patos e marrecos que compõem o ecossistema do parque”, ressalta.
Ozeny explica na segunda-feira uma nova análise será feita da situação da lagoa. “A Embasa disponibilizou um equipamento para oxigenar a lagoa, a fim de amenizar o impacto. Mas este equipamento precisa de uma profundidade de três metros para funcionar, e a lagoa não possui essa profundidade. Será feita uma nova análise e estudada as alternativas para recuperar a lagoa”, assegura o secretário.
A Prefeitura Municipal de Feira de Santana, através das secretarias de Agricultura e Recursos Hídricos, e Meio Ambiente, e Embasa, estão tomando todas as providências para preservar a vida da lagoa.
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Tumblr (Opens in new window) Tumblr
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




