Jaques Wagner participa de congresso de associações empresariais e apresenta oportunidades de negócio no estado

O governador Jaques Wagner participa nesta quarta-feira (10/08/2011), às 19h30, no Hotel Pestana (Rio Vermelho), da abertura do 21º Congresso da Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil (CACB). Com o tema “Salto para o Futuro – Facilitando Caminhos”, o evento discutirá, até a próxima quinta-feira (11), as micro e pequenas empresas, ouvindo empresários, dirigentes de instituições financeiras e entidades governamentais.

O encontro reunirá mais de mil empreendedores do país. Na pauta estão assuntos como empreendedorismo, mediação e arbitragem, certificação digital e nota fiscal eletrônica. O evento também comemora os 200 anos da Associação Comercial da Bahia (ACB), a primeira entidade empresarial do país.

A CACB reúne mais de 2,4 milhões de sócios, abrigados em 2,3 mil associações comerciais do país que, por sua vez, estão sob o abrigo de 27 federações.

Bahia apresenta oportunidades de negócio para empresários japoneses

A Bahia recebe representantes das 125 maiores empresas japonesas durante a 14ª Reunião do Comitê de Cooperação Econômica Brasil-Japão, que se realiza pela primeira vez no Nordeste. Empresários e executivos dos dois países discutem nesta terça-feira (9) e na quarta (10) investimentos no Brasil, principalmente nas áreas de agricultura e exploração de petróleo, tecnologias avançadas e empreendimentos de infraestrutura. O encontro acontece na sede da Federação das Indústrias do Estado da Bahia (Fieb), no bairro do Stiep.

As empresas japonesas presentes no evento movimentam recursos superiores a US$ 1 trilhão, o que equivale à quase a metade do PIB brasileiro. Elas também foram grandes investidoras durante a implantação do Polo Petroquímico de Camaçari e tiveram participação no desenvolvimento da soja no Oeste baiano.

Segundo o ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Fernando Pimentel, há tradição nas relações diplomáticas com o Japão. “Temos muitos recursos naturais a oferecer, e em contrapartida teremos a cooperação japonesa na área tecnológica e de produção”.

O Japão é o sexto maior investidor internacional no Brasil. Para o governador Jaques Wagner, a Bahia oferece um importante espaço de crescimento e aproximação entre os dois países. “Afinal, o estado possui infraestrutura e base de exploração, como a segunda maior refinaria do país, maior polo industrial do Brasil e terceira maior reserva de gás natural. Já somos parceiros da Mitsui na área de gás e com a Bridgestone na área de fabricação de pneus, consolidando assim mais uma forma de estreitar laços econômicos”.

Executivos de empresas japonesas veem chances de melhorar as relações nipo-brasileiras depois da recuperação da economia nipônica dos prejuízos causados pelo terremoto e pelo tsunami ocorridos em março, estimados em mais de US$ 300 bilhões.

O presidente do Comitê de Cooperação Econômica Brasil-Japão, Masami Iijima, declarou que a intenção é promover parcerias em infraestrutura para ampliar os negócios bilaterais. “Como a Bahia tem crescido muito, vemos a possibilidade de fazer com que essa reunião seja uma nova era nesse momento de crise onde a economia mundial está sendo puxada pelos países emergentes”.


Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe to get the latest posts sent to your email.




Deixe um comentário

Banner da Prefeitura de Santo Estêvão: Campanha Encerramento do Projeto Verão 2026.
Dupla de profissionais de saúde sorrindo, vestindo uniformes, com uma cidade ao fundo e texto promocional sobre saúde.
Banner promocional da JADS FOTO, destacando serviços de fotografia e personalização, incluindo contatos e lista de produtos.
Logo da RFI em português, com as letras 'rfi' em vermelho sobre fundo branco e a palavra 'português' em vermelho, abaixo com uma linha horizontal.
Imagem comemorativa de 19 anos do Jornal Grande Bahia, destacando seu compromisso com jornalismo independente e informação precisa.

Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading