As câmeras de segurança, do colégio estadual Rotary, localizado na rua João Sampaio Machado,Capuchinhos, existente desde a década de 60 e com 24 professores, 12 funcionários e 910 alunos matriculados, registraram uma tentativa de assalto no último sábado (20/08/2011).As imagens só foram liberadas na terça-feira (23/08).
A ação dos bandidos foi gravada pelo sistema de câmeras de segurança. As imagens mostram os dois assaltantes chegando quando o porteiro e a merendeira estavam indo embora. Um dos criminosos sacou a arma, mas o funcionário conseguiu fechar o portão, enquanto a merendeira fugia. Os bandidos conseguiram fugir levando a bicicleta do porteiro.
“A primeira reação foi a proteção do patrimônio do colégio e da minha vida também. Eu fechei o portão e ele levou os meus pertences”, conta o porteiro José Roberto Amorim. A merendeira Dulce Chalegre relata que correu assim que viu o revólver com o ladrão. “Nem lembrei que deixei o porteiro e nem voltei para entrar na escola”, diz.
Os estudantes se sentem intimidados pela ação dos marginais. “Eu fiquei com medo, isso podia ter acontecido em um dia em que estivéssemos aqui”, diz uma das alunas.
Outras escolas da rede pública também já foram alvos dos bandidos nos anos anteriores, como a Escola Georgina Erismam, no Jardim Acácia, que já sofreu 11 arrombamentos até 2008 e até hoje só tem grades de proteção. A escola não utiliza câmeras ou outro sistema de segurança.
De acordo com o policial civil Dalilo Ferreira, a polícia já fez um diagnóstico dos problemas enfrentados pelas escolas. “Disponibilizamos um número de telefone para que os diretores das escolas mantivessem contato com esses policiais e sempre que houvesse qualquer tipo de suspeita nós atuamos. Também fazemos visitas ordinárias, que não necessitam de suspeita para que ocorram”, explica policial.







Deixe um comentário