Uma encontro ontem (15) pela manhã na Secretaria de Relações Institucionais reuniu representantes de várias Secretarias e do Instituto Record de Responsabilidade Social (Ressoar), com o propósito de discutir a criação de convênios através de projetos sociais para a ampliação de atividades da Fazenda Canaã, localizada no município de Irecê, Bahia, e pertencente ao Instituto.
O Instituto Ressoar (Instituto Record de Responsabilidade Social) é uma instituição de caridade fundada pela Rede Record de Televisão, criada em 2005, e que tem por objetivo a promoção do desenvolvimento social, econômico e do combate à pobreza, bem como o exercício do voluntariado. A associação promove seus objetivos por meio da execução direta de projetos, programas ou planos de ações, doações de recursos físicos e financeiros, prestação de serviços intermediários de apoio a outras organizações sem fins lucrativos.
Trabalha também junto a órgãos do setor público que atuam em áreas afins como: recreação (teatro, música, leitura de poemas e contos, eventos esportivos e culturais, gincanas, festas de confraternização, etc.); conscientização (campanhas, palestras, atividades informativas, campanhas de prevenção); doações (alimentos, móveis, equipamentos, roupas, utensílios em geral, etc.). Segundo os representantes, o Instituto trabalha, ainda, com produção agrícola (pinha e mamona), mantém creches e emprega em torno de 200 pessoas diretamente.
Dentre os principais pleitos de convênios apresentados ao governo da Bahia pelo Instituto Ressoar, estão: o suporte e ampliação do Centro Educacional Babel, a Promoção de Cursos Técnicos e Cursos Livres para a geração de emprego e renda; a criação de um espaço teatral de multiuso cultural e de uma sala de cinema na cidade de Irecê; o incentivo a projetos de incentivo à formação de atletas para a região, a implantação de atendimento médico generalista, pediátrico, ginecológico, odontológico, dentre outros, na região; etc.
Feitas as solicitações, os representantes das secretarias que também participaram da reunião já identificaram projetos de governo nos quais caberiam sem problemas os pleitos apresentados pelo Instituto Ressoar, a exemplo do Trilha, Pró-jovem, Economia Solidária e Mauá (artesanato), na área da SETRE; Faz Atleta e Segundo Tempo, com a SUDESB, Ponto de Cultura, com a SECULT, uma Feira de Saúde, com a Prefeitura local e a SESAB, além de fornecimento de material didático pela SEC. Já foram inclusive marcadas reuniões mais pontuais com as instâncias de governo.
Participaram da reunião, além do secretario da SERIN, o sub-secretario da SEC, Aderbal de Castro Meira Filho; o chefe de gabinete da SESAB, Washington Couto; o chefe de gabinete da SECULT, Rômulo Cravo; e Karin Silva, assessora técnica da SETRE. Pelo Ressoar, compareceram Manoel Gonçalves, Rodrigo de Biasi, Ionice Silva e o deputado José de Arimatéia (PRB).










Deixe um comentário