Unesco quer proteção de bens culturais da Líbia durante transição

Apelo, feito pela diretora-geral da agência, lembra que herança da nação é fundamental para preservar ‘identidade e auto-estima do povo’.

A diretora-geral da Unesco, Irina Bokova, pediu ao povo líbio que ajude a proteger os bens culturais do país no que ela chamou de um período de transição.

Desde meados de março, opositores e simpatizantes do líder líbio, Muammar Kadafi, estão em combates pelo controle do país árabe.

Comércio

Em comunicado, divulgado nesta quinta-feira, Bokova afirmou que a herança cultural de uma nação é fundamental para se preservar a identidade e auto-estima do país.

Para ajudar a proteger os bens culturais da Líbia, a Unesco também está pedindo o apoio do comércio de antiguidades e de representantes das artes internacionais.

Uma convenção da Unesco sobre propriedade cultural, datada de 1970, proíbe o saque, roubo e tráfico ilegal de bens.

A diretora-geral da agência disse ainda que “existe um risco sério de destruição em épocas de tumultos sociais e protestos”.

A Unesco ofereceu ajuda para avaliar relatos sobre danos de alguns dos cinco sítios de Patrimônio Mundial localizados na Líbia incluindo a Cidade Velha de Ghadamés e o Sítio Arqueológico de Sirene.

*Com informações: Rádio Onu


Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe to get the latest posts sent to your email.




Deixe um comentário

Dupla de profissionais de saúde sorrindo, vestindo uniformes, com uma cidade ao fundo e texto promocional sobre saúde.
Banner promocional da JADS FOTO, destacando serviços de fotografia e personalização, incluindo contatos e lista de produtos.
Logo da RFI em português, com as letras 'rfi' em vermelho sobre fundo branco e a palavra 'português' em vermelho, abaixo com uma linha horizontal.
Imagem comemorativa de 19 anos do Jornal Grande Bahia, destacando seu compromisso com jornalismo independente e informação precisa.

Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading