Nesta manhã desta quarta (14/09/2011), a Mesa Diretora da Assembleia Legislativa da Bahia decidiu, por unanimidade, arquivar o possível processo que tinha como finalidade punir o deputado estadual Targino Machado, líder do bloco independente PSC/PTN. Mesmo com as tentativas frustradas dos parlamentares da base do governo em intimidá-lo, a mesa não observou nenhum problema nas declarações do parlamentar durante a votação de mudanças no Planserv e da privatização dos cartórios.
Para Targino, essa decisão confirmou sua tese. “Essa representação não prosperou por alguns motivos, confirmando minha tese. Primeiro, porque as Constituições Federal e Estadual, deferem o benefício da inviolabilidade por palavras, opiniões ou votos aos deputados no exercício do mandato. Segundo, porque o sentimento majoritário desta Casa é de que somos livres no momento que nos expressamos. Terceiro, porque qualquer atitude que fosse tomada nesta Casa no sentido diverso deste, seria reformada pelo Poder Judiciário”, afirmou.
O parlamentar adiantou que esta será a última vez que fala do petista Yulo Oiticica, a quem estendeu as mãos em seus momentos mais difíceis no passado. “Respeito as posições dos deputados, mas me insurjo contra o deputado Yulo Oiticica, porque existe um sentimento que é essencial para se viver: a gratidão e ele não dispõe disso. Em passado recente, eu e outros colegas, livramos o mesmo de uma CPI, instalada para apurar malfeitorias ruidosas nesta Casa. O meu gabinete era vizinho ao dele e algumas vezes o recebi em minha sala para me fazer apelos. O emprestei meu ombro e foi justo ele quem me apontou o dedo neste momento. Mas prefiro ser atingido pela injustiça, do que ser injusto, notadamente ingrato”, disse.
Ainda de acordo com o deputado, a liberdade de expressão precisa ser respeitada. “Tenho por este Parlamento muito respeito e por esse motivo peço que respeitem o templo sagrado de representação do povo da Bahia, onde os deputados precisam ser livres, para bem representar, sem estar apontada para sua cabeça a vontade dos poderosos ou a espada daqueles que o perseguem. Liberdade acima de tudo para os deputados de oposição. Afinal de contas, são esses os únicos caminhos recursais do povo da Bahia, porque deputado do governo não presta para o povo. Este não o defende, mas, sim, os interesses do governo”, finalizou.
Leia +
Tentativa de cassação do mandato do deputado estadual Targino Machado revolta a oposição
Deputado estadual Targino Machado diz nada ter de pessoal contra o governador Jaques Wagner, mas a favor da população baiana
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




