Cinema e Literatura para falar de ditadura no Brasil

“A ditadura nos liames do cinema e literatura: verdades e mitos à luz dos autores”. Esse foi o tema da palestra apresentada nessa segunda-feira, 12, pelo deputado federal Emiliano José (PT-BA), após a exibição do documentário “Do Buriti a Pintada – Lamarca e Zequinha na Bahia” realizada pela UNEB. Um dos convidados especiais do encontro, promovido para estudantes do curso de História da Universidade, Emiliano voltou ao passado e trouxe à luz do debate detalhes que a história oficial não contou. Informações sobre os últimos momentos vividos na Bahia por Carlos Lamarca e José Campos Barreto, o Zequinha antes de morrer. “Na época, o presidente Médici proibiu a circulação de qualquer publicação sobre o Carlos Lamarca, com o objetivo de não transformá-lo em um mito no país. Erramos na estratégia da luta armada, por isso estávamos condenados à derrota”, contou Emiliano.

Dirigido pelo cineasta e historiador de Ibotirama, Renaildo Pereira Santos, conhecido como Reizinho, o filme documenta a passagem do capitão Carlos Lamarca e do militante Zequinha pela região, em 1971, quando foram cercados e assassinados por integrantes do Exército Brasileiro e agentes dos órgãos de repressão. Reizinho lembrou que o trabalhou como assistente no filme “Lamarca”, do diretor Sérgio Resende e, sobretudo, o livro “Lamarca, o Capitão da Guerrilha” dos jornalistas Emiliano José e Oldack Miranda foram sua inspiração para o documentário. “Lamarca, o Capitão da Guerrilha” foi escrito em 1980, fruto de um trabalho biográfico dos jornalistas, baseado em depoimentos, reportagens dos periódicos Pasquim, Em Tempo e Coorjornal, além da utilização dos relatórios do Exército naquela época.

O deputado e jornalista aproveitou a oportunidade para relatar sua participação na luta contra a ditadura. “Ao sair da cadeia, estive disposto a continuar na luta, decidi fazer jornalismo, e então transformei o jornalismo numa trincheira”, disse.

Atuante na preservação da memória e reconhecimento daqueles que lutaram pela liberdade e democracia no Brasil, Emiliano José é um dos autores do Projeto de Lei 1771/2011 que prevê a inscrição dos nomes de Carlos Marighella e Luis Carlos Prestes no livro dos “Heróis da Pátria”, depositado no Panteão da Liberdade e da Democracia, em Brasília.


Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe to get the latest posts sent to your email.




Deixe um comentário

Dupla de profissionais de saúde sorrindo, vestindo uniformes, com uma cidade ao fundo e texto promocional sobre saúde.
Banner promocional da JADS FOTO, destacando serviços de fotografia e personalização, incluindo contatos e lista de produtos.
Logo da RFI em português, com as letras 'rfi' em vermelho sobre fundo branco e a palavra 'português' em vermelho, abaixo com uma linha horizontal.
Imagem comemorativa de 19 anos do Jornal Grande Bahia, destacando seu compromisso com jornalismo independente e informação precisa.

Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading