
Sérgio Carneiro é eleito pela sétima vez “Cabeça do Congresso” pelo DIAP
Pela sétima vez, sendo o quinto ano consecutivo, o Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (DIAP) elegeu o deputado federal Sérgio Barradas Carneiro (PT-BA) como um dos parlamentares mais influentes do Congresso Nacional, selecionando seu nome para a lista dos “100 Cabeças do Congresso Nacional”. A edição de 2011 é a 18ª na série histórica da entidade e elenca as principais lideranças da Câmara e do Senado.
Na definição do DIAP, os “Cabeças” do Congresso Nacional são políticos considerados operadores-chave do Poder Legislativo e cujas preferências, iniciativas, decisões ou vetos prevalecem no processo decisório na Câmara ou no Senado Federal. Para montar a lista, a equipe do DIAP ouve deputados e senadores, assessores das duas Casas do Congresso, jornalistas, cientistas e analistas políticos. Em relação a cada parlamentar, é então promovido um exame cuidadoso de suas atividades profissionais, dos vínculos com empresas ou entidades de classe e organizações econômicas, sua formação acadêmica, além de levantamentos minuciosos de pronunciamentos, apresentação de proposições, resultados de votações, intervenções nos debates do Legislativo, freqüência com que é citado na imprensa, temas preferenciais, cargos exercidos dentro e fora do Congresso, relatorias de matérias relevantes, forças ou grupos políticos de que faça parte, além do exame minucioso dos perfis políticos e ideológicos de cada parlamentar.
“Fico feliz de, mais uma vez, constar de uma lista tão gabaritada e de credibilidade como esta, do DIAP, mesmo na condição de suplente, o que me impedido de participar de cargos como presidências de comissões ou lideranças. Isso mostra que nosso trabalho, independente de cargos, está no caminho certo”, afirmou o deputado baiano. Sérgio Carneiro foi listado como deputado “articulador”. É que o DIAP classifica os 100 nomes mais influentes do Congresso por habilidade e os considera articulador, debatedor, formador de opinião ou negociador.
Entre os 100 “Cabeças” do Congresso, a lista deste ano elenca 62 deputados e 38 senadores. Os dois partidos com maior número de parlamentares na elite são o PT, com 27 nomes, e o PMDB, com 14. Pela Bahia, participam este ano, além de Sérgio Carneiro, a deputado Alice Portugal (PCdoB), os deputados Antonio Carlos Magalhães Neto (DEM), Daniel Almeida (PCdoB), Jutahy Júnior (PSDB), Nelson Pellegrino (PT e o senador Walter Pinheiro (PT).
DIAP: Pinheiro novamente entre os 100 mais influentes do Congresso
O senador Walter Pinheiro (PT-BA) foi relacionado, na última sexta-feira (17), como um dos 100 parlamentares mais influentes do Congresso, pelo Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (Diap). Essa não é a primeira vez que Pinheiro figura na lista do Diap: ele foi destaque durante sua atuação nos quatro mandatos de deputado federal pela Bahia.
O Diap escolhe parlamentares que se diferenciam “pela capacidade de conduzir debates, negociações, votações, articulações e formulações, seja pelo saber, senso de oportunidade, eficiência na leitura da realidade, que é dinâmica, e, principalmente, facilidade para conceber idéias, constituir posições, elaborar propostas e projetá-las para o centro do debate, liderando sua repercussão e tomada de decisão”.
Entre os 100 “Cabeças” do Congresso, há 62 deputados e 38 senadores. Os dois partidos com maior número de parlamentares na lista são o PT, com 27 nomes, detentor de maior bancada na Câmara dos Deputados, e o PMDB, segunda maior bancada, com 14. Além de Pinheiro, outros parlamentares baianos também foram destacados, a exemplo dos Deputados Federais Nelson Pellegrino (PT), Sérgio Barradas Carneiro (PT), Daniel Almeida (PC do B) e Alice Portugal (PC do B), dentre outros.
Confira lista do DIAP
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Tumblr (Opens in new window) Tumblr
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




